Testes para zika vírus serão oferecidos pelo governo do Estado


11/12/2015 12:24 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Testes para zika vírus usam o método Elisa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg182822.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria de Estado da Saúde irá oferecer, por meio do Instituto Adolfo Lutz, testes confirmatórios para zika vírus na rede pública. A confirmação atende a requerimento do deputado Edmir Chedid (DEM), que na semana passada havia demonstrado sua preocupação ante a confirmação de casos de microcefalia em Campinas.

De acordo com o parlamentar, o exame sorológico pelo método Elisa, que permite detectar anticorpos no sangue mesmo depois da fase aguda da infecção, estará disponível para investigação de todos os casos suspeitos. Essa estratégia de confirmação laboratorial já é adotada pelo Estado para casos de dengue. "Os kits para os testes chegam neste mês, mas serão usados a partir de 2016", afirmou o parlamentar.

Edmir garantiu ainda que o exame será implantado para a realização do pré-natal de gestantes no Sistema Único de Saúde (SUS) mediante a adesão dos municípios. Se o teste for positivo para zika vírus, serão oferecidos exames morfológicos e acompanhamento, além de amparo emocional após o nascimento dos bebês, caso haja má-formação.

"Na semana passada, contatamos a secretaria a fim de solicitar a realização de um levantamento nas unidades públicas de saúde da Região Administrativa de Campinas, formada por 90 municípios em sete regiões de governo, com o intuito de identificar possíveis casos da doença. Mas a comprovação de casos no interior já foi suficiente para o início desta atividade", completou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp