Assembleia homenageia ministro Lewandowski
14/12/2015 21:36 | Da Redação Fotos: José Antonio Teixeira
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Enrique Ricardo Lewandowski, foi homenageado na manhã desta segunda-feira, 14/12, pela Assembleia paulista. A homenagem, solicitada pelo presidente do Legislativo, deputado Fernando Capez, foi motivada pelo ministro ter inovado o sistema de justiça criminal brasileira com a implantação em todo o território nacional do projeto Audiência de Custódia.
Em fevereiro de 2015, o CNJ, em parceria com o Ministério da Justiça e o TJ/SP, lançou o projeto que consiste na apresentação do preso a um juiz nos casos de prisões em flagrante, em 24 horas. Na audiência serão ouvidas também as manifestações do Ministério Público, da Defensoria Pública ou do advogado do preso. O projeto rendeu ao ministro Lewandowski o Prêmio Direitos Humanos 2015, em cerimônia no Palácio do Planalto. O ministro foi agraciado na categoria Prevenção e Combate à Tortura.
Durante a audiência, o juiz analisará a prisão sob o aspecto da legalidade, da necessidade e da adequação da continuidade da prisão ou da eventual concessão de liberdade, com ou sem a imposição de outras medidas cautelares. O juiz poderá avaliar também eventuais ocorrências de tortura ou de maus-tratos, entre outras irregularidades.
A audiência foi marcada por elogios à visão, coragem e determinação do presidente do Supremo Tribunal Federal ao implementar uma medida que garante direitos explicitados na Constituição. Márcio Fernando Elias Rosa, procurador geral de Justiça do Estado; José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça do Estado, e o governador Geraldo Alckmin teceram elogios à atuação do ministro e fizeram um balanço dos resultados da implantação da medida no Estado.
Desde 24 de fevereiro, data da implantação da audiência de custódia em São Paulo, até o mês de novembro houve uma economia de R$ 600 milhões e o não encarceramento de 44% de pessoas presas em flagrante por terem praticado crimes de menor potencial ofensivo e passíveis de penas alternativas.
Ao ocupar a tribuna, o homenageado, que recebeu das mãos do presidente Capez o Colar de Honra ao Mérito do Legislativo paulista, agradeceu o empenho de todos os envolvidos na implementação da medida. Ele ressaltou a economia para o Estado e o efeito positivo para o sistema carcerário com a diminuição de sua demanda, além de destacar o efeito benéfico para o pequeno infrator que não irá conviver com as facções criminosas nos presídios, enquanto aguarda sua audiência com o juiz, o que levava em média 6 meses.
Antes de encerrar a sessão, Fernando Capez elogiou Lewandowski, seu ex-professor na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, por sua atuação positiva como presidente do STF e pelas várias ações em favor da modernização da Justiça.
Na sessão realizada no plenário Juscelino Kubitschek estiveram presentes diversos representantes do Judiciário, das polícias Civil e Militar, alunos da Faculdade Unip, deputados federais, secretários de Estado e os deputados Carlão Pignatari, Mauro Bragato e Ramalho da Construção (todos do PSDB), Cezinha de Madureira (DEM), Delegado Olim (PP) e Gilmaci Santos (PRB).
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições