Parlamentar reforça luta pela liberação de pílula contra o câncer


18/12/2015 11:22 | Da assessoria do deputado Atila Jacomussi

Compartilhar:

Deputado Atila Jacomussi no plenário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg183209.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Atila Jacomussi (PCdoB) apoiou o movimento de ocupação do plenário da Assembleia Legislativa pela liberação da produção da fosfoetanolamina sintética, chamada popularmente de cura do câncer.

"Essa é a luta pela esperança da vida. Conheci de perto o estrago terrível que essa doença pode fazer em uma pessoa e seus familiares. Mesmo que a fosfoetanolamina não tenha comprovação científica de que os efeitos são positivos, temos que apostar nesta chance. A substância é utilizada há mais de 20 anos e muitas pessoas relatam ter sido curadas", argumentou Jacomussi.

A fosfoetanolamina, produzida pela USP, teve a distribuição suspensa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo com o argumento de que a substância não foi testada em seres humanos e não seguiu os protocolos da medicina para ser reconhecida como medicamento.

Os manifestantes, em sua maioria diagnosticados com câncer, reivindicam aprovação de projeto de lei que autoriza a produção e distribuição da fosfoetanolamina no Estado de São Paulo, proposto pelo deputado Rafael Silva (PDT).

Jacomussi dialogou com a Liderança do Governo na Casa para atender ao pleito dos manifestantes. "Não há outra opção nesse debate que não seja a autorizar a produção de fosfoetanolamina. Não estamos em uma disputa política, estamos aqui lutando pela vida das pessoas. Representantes do governo dizem que são a favor da liberação da substância, mas vamos aguardar lutando", pontuou o deputado.

atilajacomussi@al.sp.gov.br

alesp