Ato solene comemora 70 anos da Escola Técnica Benedito Storani

Conhecida como Etec BeSt, a escola é referência no campo agroambiental
22/12/2015 17:18 | Da Redação: Keiko Bailone Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Luiz Fernando Machado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg183275.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Alvarez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg183276.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez e Luiz Fernando Machado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg183277.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adriana Renata Verdi, Eduardo Alvarez, Fernando Capez, Luiz Fernando Machado, Adriana Carolo e Rafael Augusto da Silveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg183278.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares, gestores, professores, funcionários e alunos comemoram 70 anos da Etec BeSt<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg183279.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Machado e Eduardo Alvarez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2015/fg183280.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Gestores, professores, funcionários e alunos vieram especialmente de Jundiaí para comemorar na sexta-feira, 18/12, a passagem dos 70 anos da Etec BeSt, cooperativa-escola com história e tradição na cidade.

Na abertura da solenidade, o presidente Fernando Capez referiu-se ao deputado Luiz Fernando Machado (PSDB), autor do requerimento dessa homenagem, como "um político pragmático e objetivo, com projeto a desenvolver". Em relação à Etec BeSt, Capez a classifou como "importante centro de formação, capacitação e desenvolvimento agroambiental na região de Jundiaí".

Na sequência, Luiz Fernando Machado enfatizou que a Benedito Storani supera os limites da aglomeração urbana de Jundiaí, atendendo ao Estado paulista com as caravanas do enologia. Ressaltou que o diferencial representado pelo Centro Paula Souza, ao qual a Etec BeSt está vinculada, é a garantia da empregabilidade.

"De cada cem alunos das escolas técnicas, 87 saem empregados; nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs), chega a 93% o número de formandos que conseguem inserção no mercado de trabalho", acentuou Machado. Ele atribuiu o êxito institucional da Benedito Storani aos profissionais e alunos presentes à cerimônia, muitos dos quais homenageados na solenidade, como os funcionários Alessandra Lima Lopes e Antonio Donisete Morais.

A Etec BeSt

O atual diretor da Etec BeSt relembrou a figura do patrono Benedito Storani, imigrante italiano que chegou ao Brasil para trabalhar nas fazendas de café, tornou-se proprietário de uma delas e depois industrial. Destacou que foram os colonos dessas fazendas que ajudaram a formar a identidade dos moradores da região de Jundiaí, com economia e sociedade vocacionados para os setores agrícola, industrial e de serviços.

"Conhecida como terra da uva, Jundiaí possui um dos maiores parques industriais do Estado", informou, ao relatar que "a identidade da Etec BeSt está atrelada à memória das transformações pelas quais a cidade passou e que a escola soube refletir". De fato, a Benedito Storani originou-se da Escola Prática de Horticultura de Jundiaí, que funcionava numa antiga fazenda de café, cujas construções acompanhavam os moldes das colônias do Oeste paulista. Em 1964, adquiriu o status de escola técnica, integrado à formação do ensino médio. Hoje é uma escola híbrida. Possui quase mil alunos, matriculados em cursos que vão de Nutrição e Dietética a Técnico em Química, Turismo Rural ou de Negócios, entre outros. Situada na área de preservação ambiental da Serra do Japi, no entroncamento das rodovias Bandeirantes com a Bispo Dom Gabriel, em Jundiaí, mantém, desde 2011, classes descentralizadas em Valinhos, Vinhedo e Cabreúva.

Manifestaram-se também, durante a cerimônia, Adriana Carolo, supervisora educacional do Centro Paula Souza; Adriana Renata Verdi, Milton Córdova Neto e Rafael Silveira, respectivamente representantes das secretarias estaduais de Agricultura, Logística e Transportes e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, além de Moisés Storino, diretor do Instituto Agronômico de Campinas.

alesp