São Paulo pode instituir Dia Estadual de Observação de Aves

A proposta é para que se comemore essa data no quarto domingo do mês de outubro
04/01/2016 18:39 | Da Redação: Keiko Bailone

Compartilhar:


A observação de aves, prática difundida no Japão, Estados Unidos e vários países da Europa, poderá vir a ser comemorada oficialmente no Estado de São Paulo. Proposta nesse sentido foi encaminhada para aprovação do governo no último dia 19 de dezembro, após passar pelas Comissões de Constituição e Justiça e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa.

O autor da proposta, deputado Chico Sardelli (PV), esclareceu que a oficialização de uma data específica para a observação de aves foi sugerida por representantes dessa atividade, como o Instituto Butantã, Fundação Florestal, Save Brasil, Ubatuba Birds, Maritaca Expeditions, Centro de Estudos Ornitológicos, Conteúdo Brazil, Brazilian Adventure Association e Avistar Brasil. Segundo essas associações, a data escolhida, ou seja, quarto domingo do mês de outubro, atende o calendário internacional, além de coincidir com a estação da primavera, época propícia à observação de aves.

Essa época é também considerada de baixa temporada nos municípios que compõem o Vale e o Alto do Ribeira, a Costa da Mata Atlântica e o Litoral Norte, regiões que abrigam a mais rica biodiversidade do Estado e a maior quantidade de espécies de aves e de espécies endêmicas. Assim, instituir o Dia Estadual de Observação de Aves nesse período ajudaria a atrair turistas, além de incentivar práticas conservacionistas.

A atividade de observar, fotografar, ouvir ou acompanhar rituais de acasalamento é considerada como uma das mais auspiciosas para a preservação do meio ambiente. Segundo a Polícia Ambiental, essa atividade desperta o lado preservacionista do praticante, que acaba se tornando um fiscal da natureza ao auxiliar no combate ao tráfico de animais silvestres, caça, desmatamento e depredação de áreas verdes.

As aves no Brasil

O Brasil possui 1.901 espécies de aves, segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, e é considerado o segundo país de maior diversidade de espécies de avifauna do mundo. São Paulo contribui com 42% dessa riqueza, com mais de 800 espécies. Acredita-se cerca de 80 milhões de pessoas no mundo praticam a atividade de observar aves. Só nos Estados Unidos, estão cadastradas mais de 47 milhões de pessoas, aproximadamente 22% da população desse país.

Não existe um levantamento com dados oficiais sobre o número de observadores de aves no Brasil. No entanto, o Wiki Aves registra 22.049 usuários, sendo que São Paulo é o Estado com maior número de praticantes: 6.467 pessoas.

alesp