Corrida de São Silvestre pode ser declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado

Em sua 91ª edição, prova de 2015 contou com participação de quase 30 mil pessoas
04/01/2016 18:29 | Da Redação: Keiko Bailone

Compartilhar:

Participantes da Corrida de São Silvestre <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2016/fg183306.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A tradicional corrida de São Silvestre, realizada anualmente no dia 31 de dezembro na cidade de São Paulo, pode ser declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. O deputado Mauro Bragato (PSDB) apresentou projeto de lei com esse teor em novembro de 2013, sendo que essa proposta foi aprovada, em novembro de 2015, pelas Comissões de Constituição e Justiça e Educação e Cultura. Ainda em 2015, no mês dezembro, seguiu para a aprovação do governo.

A Corrida Internacional de São Silvestre nasceu em São Paulo, em 1925, idealizada pelo jornalista Cásper Líbero. A inspiração veio de uma corrida noturna francesa de 1924, em que os competidores carregavam tochas de fogo durante o percurso. O nome da corrida é uma homenagem ao santo festejado pelos católicos no último dia do ano: São Silvestre, que foi papa e governou a Igreja Católica de 314 a 355.

Na primeira vez em que foi disputada, a prova contou com 60 inscritos, sendo que 48 compareceram e apenas 37 se classificaram. Na época, o trajeto era de oito quilômetros e a largada acontecia em plena noite de Reveillón.

Entre 1925, ano de sua criação, e 1944, foi disputada apenas por brasileiros. A partir de 1945, com o fim da guerra, a São Silvestre passou a contar com a participação de estrangeiros convidados, notadamente de países da América do Sul. Dois anos depois, os organizadores aceitaram atletas do mundo todo. Após a abertura da prova para a participação internacional, os maiores ganhadores entre os homens foram os quenianos, com 14 vitórias, seguidos pelos brasileiros, 11 vezes vitoriosos. A participação oficial das mulheres começou em 1975.

A mudança do horário de início da corrida, realizada durante o dia a partir de 1988, deveu-se às determinações da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), que incluiu essa prova em seu calendário internacional no ano seguinte. A São Silvestre já teve vários percursos e distâncias diferentes, mas sempre incluiu em seu trajeto o centro da cidade. A distância atual, de 15 quilômetros, foi definitivamente fixada em 1991.

Fonte: ebc.com.br

alesp