Aguarda sanção PL que prevê bicicletários em órgãos da administração estadual

De uso gratuito, vagas devem atender servidores e usuários dos serviços públicos
08/01/2016 17:20 | Da Redação

Compartilhar:


Para favorecer o uso de transportes alternativos e não poluentes, que ganhou força com a criação de ciclovias em todo o Estado, o deputado Adilson Rossi (PSB) apresentou e teve aprovado pela Assembleia Legislativa, em 15/12/2015, o Projeto de Lei 405/2013, que obriga a administração pública estadual a implantar bicicletários nas edificações que ocupa.

A proposta tem ainda entre seus objetivos aliviar o adensamento do tráfego nas grandes cidades e estimular a população a adotar hábitos de vida contrários ao sedentarismo. "As vantagens da utilização da bicicleta no contexto do transporte municipal são muitas. A começar porque a bicicleta é ágil, diminuta (suas reduzidas dimensões não congestionam as vias publicas), e notavelmente barata, se comparada a outros veículos", pondera Rossi na justificativa do projeto.

Além disso, segundo o parlamentar, ela pode ser utilizada "como ferramenta de políticas públicas que orbitem a esfera da promoção da saúde e da qualidade de vida de toda a população". Para Rossi, é uma oportunidade para tratar os problemas do trânsito de forma assertiva.

O PL, que aguarda sanção do governador, define que os bicicletários sejam de uso gratuito e apresentem áreas de estacionamento distintas para funcionários e usuários, proporcionais à quantidade de frequentadores de cada um dos dois grupos. Os veículos devem ficar em locais seguros e protegidas da chuva.

"Para que a bicicleta possa realmente ser considerada pelos cidadãos de nosso Estado como um meio viável, seguro e confortável de transporte, diversas ações devem ser tomadas, principalmente no que diz respeito à construção de ciclovias e à implementação de ciclofaixas. Mas também em cada repartição pública do Estado de São Paulo", arremata o parlamentar.

alesp