Opinião: Homenagem ao mestre Divo Marino
Com a morte de Divo Marino, ocorrida no último dia 18 de dezembro, Ribeirão Preto perdeu uma de suas mais importantes referências culturais; eu perdi o meu eterno professor e um grande amigo. Aprendi muito com o Divo, desde quando fui seu aluno no curso normal do "Otoniel Mota" e, confesso, ainda tinha muito para aprender. Divo era um vocacionado para o magistério e para tudo o mais a que se dedicava, porquanto dotado de talentos múltiplos: escritor, caricaturista, pintor, desenhista, advogado, jornalista etc. Também, como vocacionado para a vida pública, ajudou-me muito, como meu secretário municipal da Cultura, idealizando duas das principais obras culturais da minha terceira administração como prefeito de Ribeirão Preto: o Marp (Museu de Arte de Ribeirão Preto) e o Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto. Nada mais oportuno, acredito, do que homenageá-lo " como pretendo fazer quando do término do atual recesso parlamentar da Alesp " dando a uma escola estadual em Ribeirão Preto a denominação de "Professor Divo Marino", pois, essencialmente " apesar de seus méritos como advogado, escritor, jornalista, pintor e caricaturista " sempre foi um educador.  
 
Nascido em 31 de agosto de 1925, em São Carlos (SP), Divo graduou-se como professor em 1944, na sua cidade natal, e trabalhou em diversas cidades do interior e litoral paulista. Chegou a Ribeirão em 1949, aos 23 anos, para assumir a cadeira de desenho pedagógico no curso normal da escola Otoniel Mota. Lá, ficou por 32 anos, como professor e diretor. E, em Ribeirão Preto, viveu 67 dos seus 90 anos tão bem vividos! Diplomou-se em direito em 1959 e atuou como advogado da área trabalhista em Ribeirão Preto e região. Como jornalista, escreveu para inúmeros jornais (A Cidade, O Diário e o Enfim, entre outros); nos últimos anos, apenas no A Cidade, onde produzia substanciosos artigos para as edições dominicais daquele matutino. Em 1964, foi preso pelo movimento militar e o jornal que havia fundado, A Palavra, fechado. 
 
Dedicado aos livros, à pintura e à família (verdadeiro ídolo da esposa Anice, das filhas Carla e Alena, dos netos e dos genros José Elias e Wallace), Divo viveu grandes alegrias em 2015, inclusive sendo o escritor local homenageado pela Feira do Livro de Ribeirão Preto. Tive oportunidade, aliás, de participar do relançamento da sua obra mais famosa, premiada pela Academia Brasileira de Letras: O Populismo Radiofônico em Ribeirão Preto. Trata-se de um importante relato e uma análise do papel do rádio na história da comunicação de Ribeirão Preto.  
 
Lançado em 1975, o livro foi relançado 40 anos depois, num dos eventos mais importantes do primeiro dia da Feira do Livro de Ribeirão Preto. A solenidade de relançamento foi marcada por um debate com a sua participação, a minha e a dos jornalistas André Luiz Rezende e Antonio Carlos Morandini. Realizado nas dependências do Centro Cultural Palace o evento foi oportunidade para a reflexão sobre o papel fundamental do rádio AM no desenvolvimento da própria comunidade local e regional, bem como sua força na criação de lideranças políticas que se sustentaram pela qualidade das suas propostas. 
 
Ao ensejo, destaquei a importância da obra de Divo Marino como educador, articulista em jornais de Ribeirão Preto e da região, pintor, caricaturista e autor de 12 livros que puderam ser vistos no Marp até o final do último mês de julho, na mostra A Palavra e o Traço. 
 
A morte de Divo representa uma grande perda não apenas para Ribeirão Preto, seus amigos, seus familiares e seus admiradores, mas para a própria cultura brasileira, da qual se tornou, por méritos próprios, um expoente. 
 
*Welson Gasparini é deputado estadual, advogado, ex-prefeito de Ribeirão Preto e ex-aluno de Divo Marino.
Notícias mais lidas
- Combate ao crime organizado pauta Sessão Ordinária da Alesp; assista à íntegra
 - Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
 - Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
 - Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
 - Carretas de Mamografia: parceria entre Alesp e Secretaria da Saúde atenderá cerca de 500 mulheres
 - Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
 - Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
 - Outubro Rosa: Carreta da Mamografia na Alesp oferecerá exames gratuitos à população
 - Dia Estadual da Proclamação do Evangelho é celebrado em 31 de outubro
 
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações