Atividade do Ipem-SP identifica irregularidades em materiais escolares


26/01/2016 11:43 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Operação Aluno Nota 10 identificou problemas em produtos analisados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2016/fg183563.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), destacou a importância da Operação Aluno Nota 10 desenvolvida pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) com o intuito de identificar supostas irregularidades nos preços do material escolar praticados em estabelecimentos comerciais.

Como argumento, o parlamentar citou a análise realizada pelo Instituto em 51 produtos na capital e em quatro municípios do interior. "As análises avaliaram se a indicação quantitativa das embalagens correspondia ao que o consumidor de fato estava levando para casa. O consumidor pode verificar o resultado de cada item no site do Ipem (www.ipem.sp.gov.br)", afirmou.

A Operação Aluno Nota 10 identificou problemas em 15,69% dos produtos analisados durante ação em estabelecimentos comerciais. "As massinhas para modelar foram os itens com maior quantidade de irregularidades. Em uma delas, que declarava ter 90g de produto na embalagem, os fiscais notaram que o produto tinha até 10% menos do que o anunciado", completou.

Foram analisados cadernos, etiquetas, purpurina, glitter, clips, plástico para encapar, fita adesiva, cola, tintas, papel sulfite, papel crepom, massas de modelar, papéis em bloco (canson, vegetal e folha para fichário), entre outros itens, na capital e nas regionais do Ipem-SP localizadas em Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto.

echedid@al.sp.gov.br

alesp