Parlamento Jovem em 2015 teve edição especial

A proposta foi remontar a 1835, ano de instalação da Assembleia paulista
28/01/2016 18:30 | Da Redação: Giulia Mendes Fotos: Agência Assembleia

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17ª  edição do Parlamento Jovem homenageia os 180 anos da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2016/fg183622.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estudantes de diversas cidades paulistas participaram da 17ª edição do Parlamento Jovem, em 2015, na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2016/fg183627.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jovens parlamentares votam na eleição da Mesa Diretora da 17ª edição do PJ<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2016/fg183628.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário JK durante realização da 17ª edição do PJ<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2016/fg183629.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão (2ª à esq.) acompanhou os trabalhos do PJ<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2016/fg183630.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alunos do nível médio formaram o quadro parlamentar jovem de 2015<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2016/fg183631.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 2015, a Assembleia Legislativa comemorou seus 180 anos de existência, e o Parlamento Jovem paulista teve uma edição especial, alusiva a essa comemoração. Entre os dias 5 e 6 de novembro, os organizadores projetaram uma "viagem no tempo", mais precisamente ao ano de 1835, data em que a Assembleia Legislativa da então Província de São Paulo foi instalada.

O Parlamento Jovem paulista, criado há 17 anos, tem o objetivo de possibilitar aos jovens estudantes uma visão da democracia, oferecendo a eles a experiência de participar de uma sessão parlamentar e esclarecimentos sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo.

Os participantes da edição de 2015 elaboraram projetos de lei que auxiliariam a população do século 19. Além de contar um pouco da história de São Paulo, a intenção foi levar os jovens a pensar modelos de leis que poderiam ter sido apontados naquela época, mas que também fariam diferença nos dias de hoje.

Nessa edição, participaram apenas estudantes do ensino médio (1º ao 3º anos), somando ao todo 36 deputados jovens (equivalente ao número de parlamentares da época do Império). As inscrições, que normalmente são abertas à participação de todas as escolas, foram mais restritas em 2015. Contaram apenas com a presença de escolas convidadas. Pelo critério adotado, foram escolhidas as escolas que participaram de edições anteriores e tiveram seus alunos diplomados como deputados jovens em pelo menos cinco edições.

Os jovens deputados foram divididos entre cinco partidos, mesma estrutura da época do Império. Esta legislatura foi composta pelos partidos da Saúde, da Educação, da Cultura, da Infraestrutura, das Finanças, da Natureza e das Questões Sociais.

Dinâmica das votações e processo legislativo

Depois de um dia conhecendo a Assembleia Legislativa e como é o trabalho e a rotina de um parlamentar, os deputados jovens viveram, na sexta-feira, 6/11, o tão aguardado dia de ocupar uma cadeira de deputado estadual.

"Eles elegem um presidente, discutem os projetos de leis e votam nos melhores. O que os nossos deputados fazem eles farão. Hoje eles estão passando por um treinamento para terem uma rotina parlamentar", antecipou, na véspera, Rodrigo Tritapepe, diretor do Departamento de Documento e Informação (DDI) e um dos organizadores do Parlamento Jovem 2015.

Tritapepe explicou que os projetos de lei foram redigidos nas escolas, em formato de redação (sem técnica legislativa), e enviados à Assembleia Legislativa, onde foram revisados e adaptados. Mas a essência, a origem e mérito das ideias apresentadas são todos dos alunos participantes.

Na mesma ocasião, Rodrigo Del Nero, secretário-geral parlamentar, explicou aos deputados jovens o processo por que passa um projeto de lei, e a diferença entre projetos de lei ordinária, de lei complementar e propostas de emenda à Constituição.

alesp