Defesa e saúde da mulher são temas de frentes parlamentares


28/01/2016 18:35 | Da Redação Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

Beth Sahão (ao microfone) fala no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2016/fg183624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gileno Gomes, Átila Jacomussi e Marcos Damásio no lançamento da Frente de Atenção à Saúde da Mulher<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2016/fg183625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foram criadas em 2015, na Assembleia Legislativa, duas frentes parlamentares que visam debater questões voltadas à situação da mulher. Instalada em 16/9, a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, coordenada pela deputada Beth Sahão (PT), tem por objetivo discutir os problemas enfrentados pelas mulheres no Brasil, sua dificuldade de inserção na política, a diferença salarial, a opressão de que ainda muitas vezes são vítimas, os abusos sofridos diariamente em casa, nas ruas, no transporte coletivo e em outros locais.

No evento de lançamento da frente, que contou com a presença de parlamentares e representantes de diversos segmentos institucionais, a coordenadora Beth Sahão destacou que o Brasil é o sétimo país do mundo em homicídios de mulheres. Lembrou ainda que, segundo estatística de 2013 da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, aconteceram em média 37 estupros por dia em São Paulo. "Reduzir este índice é nosso foco principal", ressaltou a parlamentar, que frisou a participação da mulher na política e a aprovação de cotas.

Saúde

Já a Frente Parlamentar de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Mulher, coordenada pelo deputado Atila Jacomussi (PCdoB), objetiva abordar a situação das mulheres em todos os ciclos de vida e dos distintos grupos populacionais. Foi lançada em evento na Assembleia em 20/5/2015. Jacomussi, na ocasião, afirmou que a inspiração para a luta contra o câncer da mama foi a morte da ex-mulher, Karina, vítima de câncer, apesar de ser uma pessoa bem informada em questões de saúde.

Uma das atividades da frente, em 26/10, foi a palestra "Mulher: do Pudor ao Poder", ministrada pelo ginecologista Eliano Pellini, na Câmara Municipal de Mauá. O evento foi parte das comemorações do Outubro Rosa. Foram abordados temas da sexualidade feminina, a prevenção e combate ao câncer de mama e o bem-estar da mulher.

alesp