Assembleia relança Frente Parlamentar de Extensão Rural


29/01/2016 18:25 | Da Redação: Giulia Mendes Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Parlamentares e agricultores compuseram a mesa que dirigiu os trabalhos no relançamento da Frente Parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2016/fg183679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 2015 foram lançadas na Assembleia Legislativa várias frentes parlamentares. Entre elas, foi relançada, no dia 30/6, a Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural, sob a coordenação do deputado Davi Zaia (PPS), que ressaltou o potencial da agricultura familiar para o Estado.

A Extensão Rural, de acordo com a Lei 12.188/2010, é o serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais.

A frente procura contribuir com o fortalecimento de uma extensão rural comprometida com o desenvolvimento rural sustentável e com a agricultura familiar, bem como para o aprimoramento da legislação referente a políticas públicas, com a participação das organizações da sociedade civil representativas dos agricultores familiares e dos profissionais extensionistas rurais.

"Vamos trabalhar para que a extensão rural seja uma prioridade em São Paulo. O sucesso deste setor, que emprega milhares de pessoas, se condiciona a uma efetiva rede de apoio, com pesquisas e inovações tecnológicas", declarou Zaia. O coordenador declarou que o objetivo principal da frente é estabelecer um fórum permanente de debates, com apresentação de proposições visando o aprimoramento das políticas públicas e o desenvolvimento rural sustentável.

Integrante da frente relançada, o deputado Barros Munhoz (PSDB), que já foi ministro da Agricultura, disse que, apesar de o Estado de São Paulo ser o que mais investe na agricultura, 80% dos municípios paulistas estão em condições precárias e que os pequenos produtores precisam de mais apoio. "Essa frente vai fortalecer a extensão rural. Não se pode esquecer que sem agro não tem negócio", concluiu.

Presente à cerimônia, o secretário Arnaldo Jardim disse que a frente será de muita valia na sua gestão à frente da Secretaria estadual da Agricultura e Abastecimento de São Paulo. "Nós queremos ter um trabalho interativo com o Parlamento, em especial com quem milita nessa área", declarou Jardim.

O deputado Welson Gasparini (PSDB) reforçou a importância do agronegócio para o país e afirmou que a frente será uma voz ativa dos agricultores no Parlamento. Já a deputada Márcia Lia (PT), invocando sua origem rural, disse que os deputados do interior conhecem bem a realidade vivida pelos pequenos agricultores. Para ela, a monocultura no Estado prejudica a extensão rural.

,b>Relatório do congresso paulista

Em outubro, a frente parlamentar reuniu-se com representantes de diversos órgãos e entidades ligadas ao setor. Abelardo Gonçalves, presidente da Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer), apresentou na ocasião o relatório do I Congresso Paulista de Extensão Rural - O Papel das Redes na Política de Extensão Rural, promovido entre os dias 22 a 24 de setembro, na cidade paulista de Agudos pela Apaer, com a participação de representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e da Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo (Agroesp).

O contexto apresentado por Abelardo demonstra as dificuldades de diálogo e articulação política entre os órgãos governamentais das esferas municipal, estadual e federal e o fraco controle social sobre as políticas públicas no setor. A redução no quadro de funcionários, tanto na esfera estadual quanto federal, e a necessidade de mudanças na recomposição de profissionais também foram abordados, entre várias outras demandas.

Dos dias 4 a 7 de dezembro do ano passado, a Frente Parlamentar de Extensão Rural promoveu uma exposição para comemorar o Dia do Extensionista Rural que retrata alguns trabalhos desenvolvidos por esses profissionais no Estado de São Paulo. A exposição foi coordenada pelo deputado Davi Zaia (PPS), em parceria com a Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer). Para o deputado, a iniciativa tem o objetivo de valorizar o extensionista e levar ao conhecimento do público importantes técnicas relacionadas à agricultura familiar. A exposição aconteceu no Espaço 5º Centenário, no andar monumental da Assembleia Legislativa.

alesp