Audiência discute contratação de aprovados em concurso público


11/02/2016 18:37 | Da Redação

Compartilhar:


Em audiência realizada no dia 4/2, candidatos aprovados em concurso público para o Metrô de São Paulo reclamaram da demora da empresa em efetivá-los depois de cumprirem praticamente todas as etapas exigidas. Representantes dos aprovados e membros do Sindicato dos Metroviários de São Paulo apontaram várias incoerências entre o discurso do governador de São Paulo (foi exibido um vídeo em que o governador Alckmin diz que estão sendo mantidas e criadas novas vagas de emprego em São Paulo) e a atitude da diretoria do Metrô, que realiza concursos mas não efetiva os aprovados.

Os aprovados reclamaram ainda da indefinição quanto a prazos, que vão vencendo e nada acontece. Os que aguardam a contratação temem que o prazo de validade deste concurso acabe por vencer e que novo concurso seja realizado sem que os atuais aprovados sejam aproveitados pela empresa, a exemplo do que vem acontecendo em concursos mais antigos.

Conduzida pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), a audiência teve seu conteúdo gravado e será enviado ao governador, à diretoria do Metrô e ao Ministério Público para que providências sejam tomadas. O Sindicato dos Metroviários apresentou dados que mostram uma carência de funcionários que pode estar colocando em risco os usuários do sistema. Já o deputado Giannazi alertou para a falta de respeito com os concursados, a exemplo do que acontece também na Educação, com a criação da categoria O, conforme ressaltou a professora Márcia, que fez parte da mesa, aludindo ao não cumprimento de direitos básicos por parte do governo.

O Sindicato dos Metroviários declarou que está encampando a luta dos aprovados no concurso e que lançará uma campanha no sentido de que as contratações sejam feitas o mais rápido possível.

alesp