Deputado entrevista o psiquiatra dr. Alceu Giraldi no Personalidade Mais


12/02/2016 10:11 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Alceu e Morando durante entrevista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg184399.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As doenças e transtornos mentais atingem mais de 400 milhões de pessoas no mundo inteiro, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). E para falar sobre esse assunto, Orlando Morando entrevistou o médico psiquiatra dr. Alceu Giraldi.

Segundo o psiquiatra, a doença mental mata se não for tratada adequadamente, portanto, deve-se buscar atendimento médico tão logo se manifestem reações psicoemocionais frequentes que fogem à normalidade.

De acordo com o psiquiatra, o agravamento das enfermidades psiquiátricas pode levar aos casos de suicídio, inanição, violência, desajuste social, abuso de drogas, acidentes e reações de desequilíbrio. Um dos aspectos que dificultam o suporte médico adequado é o preconceito, devido ao estigma muitas vezes existente na própria família, que trata a pessoa com sintomas psicóticos como se fosse problema temperamento ou desvio de conduta.

As doenças psiquiátricas mais comuns na população são a depressão e os transtornos de ansiedade, conforme relata o psiquiatra. O especialista explica a Orlando Morando que as intervenções são individualizadas, de acordo com o quadro clínico, que pode ser mais ou menos crítico e estar associado a problemas psicossomáticos e até agregar mais de uma doença psiquiátrica. Na maior parte das doenças psiquiátricas o tratamento é essencialmente à base de medicamentos, mas pode beneficiar-se em alguns casos com o acompanhamento na psicoterapia.

omorando@al.sp.gov.br

alesp