Concursados do Metrô participam de audiência na luta pela derrubada do Decreto 61.466


12/02/2016 11:15 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi ao microfone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg184403.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Organizada pelo professor e deputado Carlos Giannazi (PSOL), a audiência pública que aconteceu na Assembleia Legislativa em 4/2 debateu a grave situação de concursados de 2013 e 2014 do Metrô que estão impedidos de assumirem os postos de trabalho para os quais foram habilitados em concurso público. Isso ocorre desde setembro de 2015 por conta do Decreto 61.466/2015, do governador Alckmin, que proíbe a contratação, pelo Estado, de novos servidores. A medida vem atingindo todos os setores do serviço público, de secretarias a estatais.

Giannazi, que já promoveu outras audiências sobre o mesmo tema com categorias diferentes de trabalhadores, apresentou um projeto (PDL 11/2015) para anular esta medida do governo do Estado e acionou o Ministério Público Estadual. Munido dessa nova documentação e depoimentos (colhidos na forma de gravação da audiência e das notas taquigráficas), o deputado acionará novamente o MP, enviará ao Palácio dos Bandeirantes um Requerimento de Informação para saber sobre os concursos do Metrô (quantidade, custos, arrecadação etc) e pedirá a convocação, à Assembleia, do presidente do Metrô para esclarecimentos, aos deputados e à população, destas denúncias.

De acordo com dados trazidos à audiência pelo Sindicato dos Metroviários/SP, há cerca de 600 vagas abertas no Metrô, e a companhia vem trabalhando com déficit de profissionais, estendendo jornadas de trabalho de funcionários suspendendo férias.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp