Iniciadas obras de interligação das represas Jaguari e Atibainha


16/02/2016 18:40 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Operação permitirá transferência média de 5,13 metros cúbicos por segundo entre as represas Jaguari e Atibainha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg184725.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM) destacou a importância da interligação entre as represas Jaguari (bacia do Paraíba do Sul) e Atibainha (Sistema Cantareira). O evento, que marcou o início da operação, ocorreu nesta terça-feira, 16/2, em uma área rural de Nazaré Paulista (Região Administrativa de Campinas) com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, e autoridades da região. "Esta obra tem por objetivo garantir o abastecimento da população na Região Metropolitana de São Paulo", disse Edmir Chedid. Com a interligação, segundo o Poder Executivo, o empreendimento permitirá a transferência de vazão média de 5,13 metros cúbicos por segundo da Jaguari para a Atibainha. Posteriormente, esta operação também poderá funcionar no sentido inverso.

Considerada prioritária, a obra foi antecipada para aumentar os níveis de segurança do Sistema Cantareira e diminuir os efeitos da seca. "Estamos iniciando uma obra histórica e um grande exemplo de cooperação federativa, porque o rio Paraíba do Sul, que corta três Estados, é federal. Esta é uma das grandes obras de saneamento do País", disse o governador.

O transporte da água captada entre as represas será realizado por adutora de 13,4 quilômetros de extensão e um túnel de 6,2 quilômetros. O sistema, que também contará com estação elevatória e subestação elétrica, deverá beneficiar 9,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

echedid@al.sp.gov.br

alesp