Assembleia cria frente parlamentar para auxiliar no combate ao Aedes aegypti

Luta contra as epidemias de dengue, chikungunya e zika vírus envolve 23 deputados de 11 partidos
19/02/2016 19:25 | Da Redação *

Compartilhar:

..........<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg185004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Angelo Perugini (PT), foi publicado nesta sexta-feira, 19/2, o Ato 7/2016, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, que formaliza a criação da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Perugini será o coordenador do órgão, que conta ainda com a participação do deputado Roberto Tripoli (PV), como membro, além de outros 21 parlamentares, de dez partidos, como apoiadores.

Os objetivos da frente são: fortalecer as iniciativas públicas de combate ao Aedes aegypti em todo o Estado; ampliar o debate sobre o tema com a participação da população; e cobrar ações efetivas de todas as esferas públicas para erradicação das doenças.

"A Assembleia não poderia se furtar de participar desse momento em que toda a sociedade deve fazer a sua parte para vencermos o mosquito que transmite essas doenças. Passamos por um grave período e é necessário atacarmos em todas as frentes", avalia Angelo Perugini.

Zika

Das três doenças causadas pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado, a que tem preocupado mais é o zika vírus, que está sendo relacionado a casos de microcefalia em recém nascidos. Desde que recebeu a notificação de um número atípico de bebês com microcefalia no estado de Pernambuco, o Ministério da Saúde tem concentrado esforços nas investigações dos casos. Da notificação até hoje, várias ações já foram realizadas, como o Dia Nacional de Combate ao Mosquito, que envolveu - além de diversas esferas de poder - mais de 200 mil militares.

Paralelamente, o Brasil firmou parceria com a Universidade do Texas Medical Branch, dos Estados Unidos, para o desenvolvimento de uma vacina contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A previsão é que em dois anos a população já possa ter acesso a mais essa forma de prevenção.

"Temos a convicção que uma frente parlamentar ampliará a difusão do debate e sobre as maneiras efetivas de combatermos o mosquito. No Legislativo temos representantes de todas as regiões do Estado, possibilitando ecoarmos as ações para todas as cidades paulistas", avalia o coordenador da nova frente parlamentar.

Prevenção

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas.

Por isso, União, Estados, municípios e a sociedade devem trabalhar juntos para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. A orientação é para que toda família determine o sábado como dia de combate aos focos do Aedes. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada.

A principal maneira de evitar as doenças causadas pela picada do Aedes é evitar que o mosquito nasça. Evitar qualquer tipo de água parada, limpa ou suja, em todos os recipientes é primordial. Desde a caixa d"água, até o pote de água do cachorro podem ser potenciais criadouros do mosquito.

Apoiadores

Participam da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, na condição de apoiadores, os deputados: Adilson Rossi (PSB), Ana do Carmo (PT), Atila Jacomussi (PCdoB), Beth Sahão (PT), Caio França (PSB), Celso Nascimento (PSC), Coronel Telhada (PSDB), Gileno Gomes (PSL), Gilmaci Santos (PRB), Itamar Borges (PMDB), João Paulo Rillo (PT), Jorge Caruso (PMDB), Jorge Wilson Xerife do Consumidor (PRB), Leci Brandão (PCdoB), Marcia Lia (PT), Marcos Martins (PT), Ramalho da Construção (PSDB), Rodrigo Moraes (PSC), Roque Barbiere (PTB), Wellington Moura (PRB), Welson Gasparini (PSDB).

*Com colaboração da assessoria do deputado Angelo Perugini.

alesp