Parlamentar cria CPI para investigar crescimento da obesidade


22/02/2016 12:57 | Da assessoria deputada Maria Lúcia Amary

Compartilhar:

Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2016/fg185121.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Preocupada com a obesidade infantil, que cresceu 32,25% nos últimos 15 anos no mundo todo, Maria Lúcia Amary (PSDB) criou uma CPI na Assembleia Legislativa, quarta-feira (17/2), para investigar a elevação do número de casos no Estado.

A comissão de investigação será formada por oito deputados efetivos e oito suplentes, com representação de oito partidos. Estão entre os membros representantes do PSDB, do PT, do PSB, do PMDB, do PSC, do PP, do PHS e do PTN. Ela terá 120 dias para concluir a investigação."Queremos saber como está o quadro especificamente em São Paulo, para definir medidas urgentes de combate. A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um alerta no final de janeiro. Para ela, a obesidade infantil é um pesadelo, principalmente para o Brasil", disse Amary.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde brasileiro apontou que 32,3% das crianças menores de dois anos, tomam refrigerante e suco de caixinha e 60,2% deles comem bolacha recheada, biscoitos e bolos prontos, números que espantaram os especialistas. O endocrinologista Walmir Coutinho, que preside a World Obesity Federation (com profissionais de mais de 50 países), declarou que o Brasil pode se tornar o mais obeso do mundo em 15 anos. "Precisamos fazer alguma coisa para evitar essa calamidade. As consequências da obesidade infantil vão desde associações metabólicas, cardiovasculares, pulmonares e ortopédicas até psicológicas e dificulta o desenvolvimento".

mlamary@al.sp.gov.br

alesp