Assembleia aprova PLCs que atendem demandas do Tribunal de Justiça Militar

Informatização e modernização foram justificativas apresentadas pelo Judiciário
02/03/2016 21:02 | Da Redação: Keiko Bailone - Fotos: Vera Massaro

Compartilhar:

Parlamentares no plenário JK da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186022.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados na noite desta quarta-feira, 2/3, no plenário da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186024.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> PLCs que atendem demandas do Tribunal de Justiça Militar são aprovados na noite desta quarta-feira, 2/3 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186025.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 2/3, três projetos de lei complementar de autoria do Tribunal de Justiça paulista que atende demandas do Tribunal de Justiça Militar (TJM).

O PLC 42/2014 trata do novo requisito para ingresso na carreira dos oficiais de Justiça. A partir de agora, passa a haver a exigência de nível superior. Segundo a justificativa apresentada pelo então presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, a propositura atende a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça e resgata antigo pleito da classe.

Já os PLCs 38/2014 e 32/2015 tratam da transformação de cargos. Segundo o PLC 38, os Agentes Administrativos Judiciários passam a ser Escre­ventes Técnicos Judiciários. A informatização do Judiciário paulista, iniciada em dezembro de 2006, aproximou as funções e atribuições desempenhadas pelos servidores dos dois cargos, razão pela qual não havia mais a necessidade dessas diferenciações de nomenclatura.

O PLC 32/2015 transformou os cargos de Assistente Técnico de Gabinete Judiciário em Assistentes Jurídicos, para completar e adequar o número de assessores dos Juízes do Tribunal e do gabinete da Corregedoria Geral da Justiça Militar.

Neste último caso, segundo o ex-presidente do Tribunal de Justiça, José Renato Nalini, o fortalecimento da área de tecnologia da informação do tribunal "tornava imprescindível a ampliação do corpo técnico".

alesp