Universidade inaugura primeiro centro de estudos do grafeno


04/03/2016 16:34 | Da assessoria do deputado Marcio Camargo

Compartilhar:

Marcio Camargo (à esq.) na solenidade de inauguração<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186123.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 2/3, Marcio Camargo (PSC) participou da inauguração do 1º Centro de Pesquisas Avançadas em Grafreno, Nanomateriais e Nanotecnologia, MackGraph, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com autoridades políticas federais, estaduais e universitárias, entre elas o presidente da instituição, Maurício Melo de Meneses, integrantes do conselho deliberativo, reitor e vice-reitor, diretores e professores.

Esse é o primeiro centro de pesquisas de materiais bidimensionais da América Latina, com investimento de cerca de R$ 100 milhões, em um prédio de 4 mil metros quadrados distribuídos em 9 andares, com laboratórios de estudo do grafeno, um material considerado revolucionário, tanto quanto o plástico ou o silício.

O parlamentar reforçou a importância da instituição investir na pesquisa do material. "Esse é um grande avanço tecnológico para o Brasil, que é pioneiro no estudo do Grafeno, com apoio da Fapesp, CNPq e BNDES", disse Marcio Camargo.

O grafeno, composto por átomos de carbono e considerado o condutor mais fino do mundo, mais fino até que um fio de cabelo, quando isolado, ganha incríveis possibilidades que são vistas como a solução de diversos problemas na área de tecnologia, sendo 100 vezes mais forte do que o aço.

De acordo com a universidade, seu alcance chega a computadores, smartphones, tablets, motores híbridos, entre outros artefatos e aplicações que estão em constantes mudanças, tornando-o no material do futuro.

marciocamargo@al.sp.gov.br

alesp