Projeto de lei quer obrigar Estado a distribuir repelentes para gestantes


04/03/2016 18:58 | Da Redação: Kelly Lopes

Compartilhar:


O Brasil vive uma epidemia de dengue, com mais de 745 mil casos registrados, situação que tem alarmado a população, em especial as mulheres gestantes ou as que planejam engravidar. Além da dengue, o mosquito Aedes aegypt transmite doenças distintas, como a chikungunya e o zika vírus, que tem sido considerado como o responsável por afetar diretamente a formação do cérebro do feto, causando danos irreparáveis por toda a vida da pessoa.

Com base nessa realidade, o deputado Igor Soares (PTN), apresentou projeto de lei propondo a obrigatoriedade de o governo do Estado disponibilizar para as mulheres gestantes do Estado de São Paulo repelentes específicos e eficazes.

O parlamentar, autor do PL 70/2016, assinala: "Não podemos mais esperar para adotarmos medidas que ajudarão na prevenção da transmissão do zika vírus. A disponibilização gratuita do repelente específico às gestantes auxiliará o controle de enfrentamento da microcefalia, além de garantir a futura mãe uma gestação consciente, segura e tranquila".

Igor Soares argumenta que, com a disponibilização gratuita dos repelentes, o governo do Estado dará um importante passo à prevenção contra os vírus transmitidos. Ele ressalta que além do uso constante do repelente específico e permitido às gestantes, é necessário manter o acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico, e adotar medidas que possam reduzir a presença dos mosquitos transmissores da doença, com a eliminação de criadouros, colocação de telas em janelas e uso de calças e camisas de manga comprida.

alesp