Dia das Filhas de Jó é comemorado na Assembleia

Dia 9 de março marca o nascimento da fundadora da Ordem
07/03/2016 17:36 | Da Redação: Keiko Bailone - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Coronel Camilo preside solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186287.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jovens se revezaram em testemunho sobre os princípios da ordem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186288.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário JK durante realização de sessão solene, na sexta-feira, 4/3<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186289.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Crianças e jovens participantes da ordem Filhas de Jó nas galerias do plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186290.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo, deputado que propôs a solene, conduz os trabalhos da homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186291.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solenidade na Assembleia homenageou o o Dia das Filhas de Jó<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186292.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa realizou na última sexta-feira, 4/3, solenidade para comemorar o Dia das Filhas de Jó, ordem fundada em 20/10/1920, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, EUA, por Ethel T. Wead Mick, e que existe no Brasil desde 1972.

Dentre os países onde a Ordem tem adeptos " além dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Filipinas ", o Brasil aparece como o que tem o maior número de membros ativos, 5.565, à frente dos Estados Unidos (4.963 membros), onde a Ordem nasceu.

Ao enunciar esses dados, Lourival Junqueira, representante da ordem, assinalou que, nesse panorama geral, é confortante trabalhar em prol dessa instituição paramaçônica, como vem fazendo há dez anos. Entretanto, apelou à participação de pais e jovens com idade acima de 21 anos para que possam aumentar o número de meninas filhas de Jó.

Testemunhos

No decorrer da solenidade, sob a presidência do deputado Coronel Camilo (PSD), meninas de 10 a 20 anos (faixa etária em que é permitido ser Filha de Jó ativa), representando diferentes localidades e hierarquias, se revezaram no microfone para dar seu testemunho sobre os princípios que norteiam o trabalho da ordem.

"A justiça, a generosidade, a fraternidade e solidariedade, ou mesmo aprender a controlar a timidez para se expressar de maneira correta perante os desafios da vida", disse Isabela Pamponet, filha de Jó ativa do Bethel (local sagrado onde os membros se reúnem) 24 de São Paulo. Carolina Dantas, rainha do Bethel 6 de Santos, destacou que a ordem prepara meninas para serem líderes em eventos mundiais. "Tudo que aprendemos é para a vida toda", declarou.

Beatriz Moraes, 22 anos, membro da Maioridade do Bethel 14 de São Paulo, acrescentou que a menina, nesta faixa etária, depara-se com o "e agora?". "A cobrança é maior porque nós nos tornamos referência para as irmãs; assumimos responsabilidades e procuramos colocar em prática tudo que aprendemos".

Priscila Nascimento, miss filha de Jó no Estado paulista, reafirmou compromisso de "com garra, honrar a responsabilidade para com Deus e a pátria". Nathália Binotto, rainha do Bethel Jurisdicional, observou que a comemoração da data é propícia à divulgação do trabalho da ordem.

A Ordem

Essa instituição paramaçônica baseia-se nos ensinamentos bíblicos sobre a vida de Jó, principalmente no capítulo 42, versículo 15 de seu livro, que preceitua: "em toda a Terra não se encontraram meninas mais justas que as filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre irmãos". O funcionamento dos 23 bethéis instalados em território brasileiro, a estrutura interna, a atuação dos membros e a hierarquia dos cargos foi apresentada por André Marcondes, representante do Conselho de Guardiões do Estado. Esse conselho é formado por maçons, suas esposas, mães e pais de filhas de Jó e irmãs maiores de 20 anos. Segundo ele, as decisões tomadas em cada bethel passam pelo conselho, para que as regras da ordem não sejam infringidas.

Já ao final da cerimônia, Fabiana de Luna, guardiã jurisdicional do Estado de São Paulo, lembrou que 9/3, data em que se comemora o Dia das Filhas de Jó, faz parte do calendário oficial do Estado. E comunicou a realização do 12º Congresso Paulista de Bethéis (Copabe) nos dias 14, 15 e 16 de outubro em Arujá, com o tema: se me faltar um dos sentidos, que me sobre amor.

Por fim, Coronel Camilo parabenizou as filhas de Jó, reiterando lições de ética e moral citadas pelas oradoras e enfatizando que "o mais importante de tudo é o amor; com ele, não há obstáculos".

alesp