Câmara dos Deputados aprova PL sobre uso da fostoetanolamina


09/03/2016 18:56 | Da assessoria do deputado Ed Thomas

Compartilhar:

Deputado Ed Thomas se manifesta sobre o tema em audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186365.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Empenhado na luta pela liberação da fostoetanolamina sintética, popularmente conhecida como "pílula contra o câncer", Ed Thomas (PSB) vê como um grande avanço a aprovação pelo Plenário da Câmara dos Deputados, no dia 8/3, do Projeto de Lei 4.639/2016, que autoriza a produção e a administração dessa substância aos pacientes com câncer, mesmo antes da conclusão dos estudos que permitam à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisar seu pedido de registro definitivo como medicamento.

Depois de assinar pedido de CPI para que o governo do Estado garanta o fornecimento em grande escala aos portadores de neoplasia que estão sob a condição de terapia paliativa e fora de condição terapêutica descrita pela medicina convencional, Ed Thomas espera agora que seja acelerado o processo anunciado pelo governador Alckmin para análise da substância sintética, através de um laboratório de Cravinhos, com investimento de R$ 5 milhões.

"Saúde em primeiro lugar. Quem precisa de tratamento tem que ter prioridade. No caso do câncer, tem que haver maior rapidez, pois a doença avança rápido. Por isso, precisamos acelerar ainda mais este processo para a liberação desta pílula que tem comprovação de sua eficácia", reafirmou o deputado, que tem acompanhado de perto todas as ações a respeito da liberação da fosfoetanolamina sintética.

edthomas@al.sp.gov.br

alesp