Corpo de Bombeiros é homenageado na Assembleia Legislativa por seus 136 anos de fundação

Em 10 de Março de 1880, foi aprovado PL do deputado Ferreira Braga que criou a corporação
11/03/2016 20:02 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Solenidade na Assembleia celebrou 136 anos do Corpo de Bombeiros paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186480.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em homenagem aos 136 anos do Corpo de Bombeiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186481.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rogério Bernardes Duarte, Delegado Olim, Estevam Galvão, Fernando Capez, Coronel Camilo e Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186482.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Centenas de integrantes do Corpo de Bombeiros participaram da solenidade  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186483.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada ao microfone <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186484.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Componentes do Corpo de Bombeiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186485.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Corpo de Bombeiros paulista foi homenageado em sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186486.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Parlamentares oriundos das polícias Militar e Civil do Estado de São Paulo - Coronel Telhada (PSDB), Coronel Camilo (PSD) e Delegado Olim (PP) -, e cerca de 200 integrantes do Corpo de Bombeiros reuniram-se nesta quinta-feira, 10/3, em sessão solene, para comemorar os 136 anos da corporação no Estado.

O presidente Fernando Capez saudou os presentes e, em seguida, Estevam Galvão (DEM), autor da iniciativa, o substituiu na condução da cerimônia, reconhecendo que "uma solenidade com a presença de militares destaca-se pela organização e disciplina".

A seguir, em sua manifestação, Coronel Telhada comunicou o falecimento do capitão PM Marcos Henrique da Costa, morto com dez tiros. Enfatizou que tem sido o porta-voz da Polícia Militar no Parlamento, com a tarefa adicional de mostrar aos demais parlamentares a realidade da PM, "que é desconhecida por muitos". Afirmou que a valorização "dos profissionais do fogo" consta sempre de suas reivindicações e que está aberto a propostas que os bombeiros porventura venham a pleitear.

Coronel Camilo lembrou que criação da Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha, deveu-se à iniciativa do deputado Estevam Galvão. "Foi ele quem lutou pela aprovação da lei de ensino da PM no Estado", declarou. A seguir, deu seu testemunho do respeito e confiança que a população paulista tem pelos bombeiros e reiterou apoio à luta desses profissionais. Delegado Olim registrou seu agradecimento aos bombeiros, aos quais adjetivou de "corajosos, heróis e prestativos".

Incêndio no Largo São Francisco

O coronel Rogério Bernardes Duarte, comandante do Corpo de Bombeiros, informou que há 14 anos a instituição consta como primeira no ranking de confiabilidade por parte dos paulistanos. Relatou que o nascimento da corporação se deu em função de um incêndio na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, que atingiu a biblioteca e parte do convento, e que os bombeiros surgiram como integrantes da Companhia dos Urbanos, a corporação policial da época.

"Nessa época, São Paulo já prenunciava seu crescimento, com o aparecimento de centros cafeeiros, a migração de cariocas e mineiros e a chegada de imigrantes. Mas ainda se apagavam incêndios com baldes passados de mão em mão e os sinos é que alertavam sobre fogo", contou.

"Atualmente, o Corpo de Bombeiros conta com 9 mil profissionais, atuando em 140 municípios do Estado. A corporação tem 2.500 viaturas, dois navios e equipamentos que estão na vanguarda", disse Duarte, referindo-se ao simulador de combate a incêndio de seis fases, instalado na Escola Superior de Bombeiros. Há outro igual somente na Califórnia (EUA). Ele esclareceu que os bombeiros prestam socorro em enchentes, deslizamentos e outras grandes catástrofes. Citou o caso recente no bairro Alemoa, em Santos, e o do terminal de armazenamento de contêneires, em Guarujá.

Ao final da cerimônia, mais de 150 bombeiros foram homenageados com a láurea de mérito pessoal do primeiro ao quinto grau.

alesp