Audiência sobre Vila Soma propõe encaminhamentos


11/03/2016 16:07 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia coordena a audiência Conflito Fundiário na Vila Soma<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186478.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A audiência pública Conflito Fundiário na Vila Soma, coordenada pela deputada Márcia Lia (PT), ampliou o debate sobre o problema e indicou encaminhamentos para uma solução definitiva à situação das 2,7 mil famílias, que desde junho de 2012 ocupam área da massa falida de Soma Equipamentos Industriais, fechada em 1990, na cidade de Sumaré. A audiência foi acompanhada atentamente por cerca de 500 pessoas, na tarde desta quarta-feira, 9/3, na Câmara Municipal de Sumaré.

Na abertura, a deputada destacou o momento difícil, de possível supressão de direitos, por que passa o país. "Não se enganem, se isso efetivamente acontecer, teremos a classe pobre que precisa de um pedacinho de chão, de direito a uma casinha para morar, como a mais prejudicada. Manter as garantias e os direitos dos trabalhadores e das pessoas é fundamental", alertou Márcia Lia, que coordena na Alesp a Frente Parlamentar pela Habitação e Reforma Urbana.

O líder do movimento de moradia de Sumaré, Willian Souza, agradeceu à deputada Márcia Lia por ter atendido prontamente ao pedido de apoio daquela comunidade. "A Vila Soma tem uma causa muito simples, porque está garantida na Constituição, em seu artigo 6º, que é o direito à moradia. E também passa por um problema muito sério, que é a maneira desumana que essas famílias vêm sendo tratadas." O risco de uma nova tentativa de reintegração de posse, hoje suspensa pelo Supremo Tribunal Federal, continua no rol de problemas.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp