Integrantes da Mesa Diretora avaliam primeiro ano de atividades

Em 15 de março completou-se o primeiro ano do biênio 2015/2017
18/03/2016 20:12 | Da Redação

Compartilhar:

Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186791.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186792.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186793.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados Fernando Capez, Enio Tatto e Edmir Chedid, presidente, 1º e 2º secretários da Assembleia Legislativa, fizeram um balanço positivo do primeiro ano dessa Mesa Diretora.

O presidente Capez classificou o ano como bastante produtivo. "Nós, da Mesa Diretora e todos os demais deputados da Casa reconduzimos o Parlamento paulista à sua posição de destaque", declarou.

Dentre os feitos, Capez destacou aprovações de projetos de interesse da sociedade, a limpeza da pauta dos mais de 846 vetos que estavam esperando para serem deliberados, a realização de audiências públicas e exposições culturais.

O parlamentar lembrou também a autorização para abertura do estacionamento nos finais de semana para os frequentadores do Parque do Ibirapuera e a adoção de rígida posição na negociação de contratos. "De um total de R$ 40 milhões reservados no orçamento para aquisição de bens e serviços, conseguimos uma economia equivalente a R$ 18,5 milhões, ou seja, 45% do total, tudo isso sem detrimento da qualidade dos serviços destinados aos deputados, servidores e demais cidadãos que participam da vida cotidiana da Assembleia".

"Só tenho a agradecer a todos que contribuíram para a produção deste brilhante trabalho. Nesse segundo ano de presidência, queremos continuar com a mesma desenvoltura do primeiro ano. A Casa se tornou mais democrática", concluiu o presidente.

Para o 1º secretário, "houve um trabalho positivo para a sociedade e para a Assembleia Legislativa. Na área política destravamos muitos projetos de lei, além de apreciarmos inúmeros vetos apostos pelo Executivo sobre proposituras parlamentares. As comissões permanentes funcionaram bem e as audiências públicas debateram temas importantes para o Estado de São Paulo, entre outras iniciativas", declarou Tatto.

Em relação à área administrativa do Parlamento, o parlamentar afirma que "em 2015 os recursos foram usados com parcimônia devido ao orçamento que dispúnhamos. Para este ano de 2016, temos várias iniciativas encaminhadas para motivar e qualificar os servidores e servidoras da Casa com vistas a propiciar um trabalho à altura da população de São Paulo", ele afirmou.

Já para Edmir Chedid, este primeiro ano foi marcado por um cenário de problemas econômicos e políticos, se comparado ao das demais legislaturas, ao menos das quais ele participou (em 15/3, Edmir Chedid completou 21 anos de atividade parlamentar). Na área econômica, por exemplo, contratos firmados pelo Poder Legislativo tiveram que ser revistos para reduzir os custos finais. Chedid também considera importante a implantação do Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE), que tem sido referência aos demais parlamentos do país. Este Núcleo realiza um importante trabalho para os cidadãos, que podem apresentar suas denúncias e ainda acompanhar o andamento dos processos instaurados. O NAE, aliás, atua em parceria com a Ouvidoria da Assembleia Legislativa, outra iniciativa que Chedid considera essencial ao Poder Legislativo.

Em 2016, Chedid espera mais trabalho e, consequentemente, mais dificuldades decorrentes do momento econômico e político do país. Os desafios serão grandes, mas já estamos preparados para superá-los e, com isso, garantir a transparência dos serviços prestados à comunidade, a fiscalização dos serviços públicos e o desenvolvimento das ações do legislativo em benefício da comunidade.

alesp