Assembleia comemora os 70 anos da Fundação Dorina Nowill

Entidade oferece atendimento multidisciplinar a deficientes visuais
21/03/2016 18:50 | Da Redação: Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

 70 anos da Fundação Dorina Nowill são comemorados na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186862.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Senadora Marta Suplicy <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186863.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186864.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Convidados e autoridades <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg186865.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Criada em 1946, a Fundação Dorina Nowil, voltada a atendimento de pessoas com deficiência visual, foi homenageada na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, 21/3. A deputada Rita Passos (PSD), proponente da solenidade, observou "a atitude corajosa" da professora Dorina ao criar uma fundação como essa numa época em que o problema era ignorado por boa parte da sociedade.

Rita Passos estendeu os elogios às pessoas que colaboram na manutenção da entidade. "Parabenizamos os 70 anos da fundação, pois sabemos que não é fácil manter uma entidade em funcionamento por tanto tempo. Para isso, contam com pessoas incríveis para organizá-la e mantê-la", asseverou a parlamentar.

A solenidade serviu também para homenagear ex-presidentes da fundação. O filho de Dorina, Cristiano Nowill, recebeu placa comemorativa, numa homenagem póstuma a mãe. Ele reconheceu o trabalho e dedicação de sua mãe à entidade. "Por onde for a Fundação Dorina Norwill, não haverá escuridão, pois temos uma excelente condução", declarou.

Além da parlamentar, a sessão solene contou com a presença das seguintes autoridades: Ika Fleury, presidente do conselho curador da Fundação Dorina Nowill; senadora Marta Suplicy; secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, que representou o prefeito Fernando Haddad; Antonio Vargas de Oliveira Figueira, diretor-adjunto da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (USP), representando o reitor Marco Antonio Zago; Luiz Antonio Fleury Filho, ex-governador do Estado de São Paulo; e Felipe Sigolllo, secretário-adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social.

Além dessas autoridades, compareceram ao evento representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), da Associação Comercial de São Paulo, promotores de justiça, representantes de subprefeituras da cidade de São Paulo e público em geral.

A Fundação Dorina Nowill

A professora Dorina de Gouvêa Nowill ficou cega aos 17 anos. Continuou os estudos e tornou-se a primeira aluna cega a matricular-se em um curso para estudantes com visão normal. Formou-se professora e se especializou nos Estados Unidos. Mas, como livros em Braille eram raridades, naquela época, ela criou, em 11 de março de 1946, a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, atual Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Para se beneficiar dos serviços especializados, os deficientes visuais passam por uma avaliação para localizar suas necessidades. O atendimento a estas pessoas é realizado por equipes multidisciplinares e os programas oferecidos são individualizados, proporcionando às crianças, jovens, adultos e idosos condições para uma vida independente na família, na escola, no trabalho e na sociedade.

alesp