Parlamentar defende retirada de cancelas de pedágios


30/03/2016 13:02 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Alberto Silveira Rodrigues com Edmir Chedid após reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg187259.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), declarou ser contrário aos argumentos apresentados pelo diretor de operações da Agência de Transportes do Estado (Artesp), Alberto Silveira Rodrigues, em relação à retirada de cancelas das praças de pedágio adaptadas ao sistema de cobrança automática em rodovias.

De acordo com o parlamentar, autor do PL 940/2015, que determina a retirada das cancelas, a medida defendida no Poder Legislativo poderá resultar em mais segurança aos usuários do sistema viário. O Projeto de Lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa (Alesp) no ano passado, mas vetado pelo governo do Estado.

"O governo do Estado vetou esse projeto após ouvir a Artesp. A Agência garante que a retirada da cancela pode resultar num aumento do número de acidentes nas rodovias. Segundo Alberto Silveira Rodrigues, apenas 2% das cancelas não abrem, o que é um número muito grande ante a tecnologia existente. Por isso, não fiquei satisfeito com sua exposição", afirmou Chedid.

Rodrigues enumerou os motivos dessas falhas, alegando que quando há evasão, o número de acidentes cresce proporcionalmente. Segundo o presidente da Artesp, o momento não é favorável à retirada das cancelas. "Entendemos que a cancela é um obstáculo físico que obriga o motorista a diminuir a velocidade para que transponha com segurança a praça de pedágio. E está claro que sem as cancelas teríamos muito mais acidentes", concluiu Rodrigues.

echedid@al.sp.gov.br

alesp