Selo de qualidade nos aparelhos de glicemia


31/03/2016 19:35 | Da assessoria do deputado Gil Lancaster

Compartilhar:

Lancaster realizando teste de glicemia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2016/fg187176.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Proposta apresentada por Gil Lancaster (DEM) na Assembleia Legislativa dará mais segurança às pessoas que utilizam aparelhos para medir o índice de glicemia no sangue. Serão beneficiados portadores de diabetes, clínicas e hospitais públicos e privados, que fazem teste de glicemia em pacientes. "Nossa população está cansada de ser obrigada a adquirir produtos sem a devida certificação de qualidade. Quando o assunto é saúde, isso se torna mais grave", afirmou o parlamentar.

Lancaster é autor do Projeto de Lei 106/2016, que proíbe a venda de aparelhos glicosímetros que não estejam identificados com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ou laudo emitido pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). O selo é exigido pelo Inmetro pela Portaria 274/2014.

Quando um aparelho dá um resultado errado, a pessoa com diabetes pode ter problemas sérios, uma vez que a medição é parte dos cuidados diários de sua saúde. "O consumidor diabético tem passado apuros, pois muitos aparelhos do mercado não possuem certificação e apresentam resultados imprecisos", completou.

gillancaster@al.sp.gov.br

alesp