Audiência debate aprimoramento das Delegacias da Mulher


04/04/2016 11:10 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Mulheres acompanham audiência na Câmara de Campinas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg187540.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Márcia Lia (PT) elencou uma série de problemas que as mulheres vítimas de violência doméstica encontram em muitas Delegacias da Mulher, alertando que o enfrentamento ao problema precisa ser coordenado por vários órgãos. A afirmação foi feita em audiência pública realizada, no dia 1º/4, em Campinas, que discutiu a "Rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e a responsabilidade do Estado". Fizeram parte da mesa a deputada federal Ana Perugini (PT-SP), o vereador Carlão e a presidente da OAB Mulher no Estado, Kátia Boulos.

Márcia Lia alertou para a atual situação política, que pode levar a uma ruptura da rede de direitos conquistada nos últimos anos. "Vemos hoje que a supressão de direitos cavalga a passos muito rápidos. Se nós não entendermos que esta crise política vai suprimir direitos, especialmente das mulheres e dos mais pobres, aqueles que precisam das políticas sociais, vamos caminhar para algo extremamente complicado", afirmou, ressaltando a defesa da democracia como premissa para garantir, por exemplo, a aplicação de leis como a Maria da Penha, com punição a agressores e proteção às mulheres.

Foi proposta a composição de um coletivo de homens e mulheres para ampliar o diálogo com o Ministério Público e a Secretaria de Estado da Segurança Pública para pleitear melhorias nas condições das Delegacias de Defesa da Mulher, além da criação de uma segunda delegacia na cidade de Campinas.

marcialia@al.sp.gov.br

alesp