CPI da Energia Elétrica ouve presidente da Arsesp

José Bonifácio de Souza falou da ação fiscalizadora exercida sobre as concessionárias
06/04/2016 18:58 | Da Redação Mateus Lima Fotos: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

 Presidente da Arsesp, José Bonifácio de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg187886.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta quarta-feira, 6/4, da CPI da Energia Elétrica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg187885.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na reunião <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg187888.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg187891.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Tripoli <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg187889.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorge Caruso <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg187890.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Paulo Fernando Albuquerque e João Paulo Rillo  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg187892.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da CPI da Energia Elétrica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg187893.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representantes da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) estiveram reunidos nesta quarta feira, 6/4, com membros da comissão parlamentar de inquérito que investiga irregularidades praticadas na prestação de serviço de fornecimento de energia elétrica executado pelas concessionárias.

O presidente da Arsesp, José Bonifácio de Souza, explanou sobre as competências e funções da agência. Esclareceu a ação fiscalizadora exercida sobre as concessionárias, o fluxo de comunicação com as empresas e a atuação da ouvidoria, que recebe as reclamações dos clientes.

Indagado pelos deputados da comissão sobre a função de fiscalização da Arsesp, delegada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o superintendente de Assuntos Energéticos, Paulo Fernando Cunha Albuquerque, detalhou os meios de fiscalização dos quais a agência dispõe: o exame dos dados enviados pelas distribuidoras e os obtidos por meio de vistorias técnicas em campo. Também falou sobre possíveis transgressões em relação aos contratos e sobre a legislação que regula os serviços prestados pelas concessionárias.

Os deputados questionaram os representantes sobre o custo das operações da agência. Jose Bonifácio de Souza disse que o orçamento anual da Arsesp é de aproximadamente R$ 200 milhões, originados de recursos da União e do Estado. Os parlamentares também perguntaram a respeito da agilidade na resposta às demandas vindas dos cidadãos e concessionárias. Souza alegou que os pedidos e reclamações são respondidos em até 30 dias e esclareceu que a responsabilidade de fiscalização é compartilhada com a agência nacional.

A CPI convidou também para prestar esclarecimentos nesta quarta-feira o presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), Flávio Amary, que não compareceu, justificando sua ausência por meio de ofício.

alesp