PL trata de nova fonte de custeio para saúde


13/04/2016 14:57 | Da assessoria do deputado Wellington Moura

Compartilhar:

Projeto de Moura busca recursos em ações por danos ao consumidor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188173.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Wellington Moura (PRB) apresentou o Projeto de Lei 277/2016, que estabelece nova fonte de custeio para o sistema regional de saúde. O texto propõe um acréscimo de 30% a 50% em todas as ações judiciais por danos ao consumidor. A medida preventiva social deverá ser aplicada sempre que o magistrado reconhecer a obrigação de a empresa indenizar o consumidor.

"Infelizmente, é cada vez mais comum fornecedores de bens ou serviços des­respeitarem os direitos de seus consumidores por meio de condutas abusivas. Com a proposta, as empresas sentirão no bolso o desrespeito ao consumidor, o que favorecerá uma área que necessita de recursos", disse Moura.

A quantia dispo­ni­bilizada pelas indenizações será encaminhada à Secretaria da Saúde, para que aplique 10% no financiamento de projetos de associações que atendam pacientes com doenças raras; 20% para assistência farmacêutica; 50% para implementação das leis que estabelecem diretrizes gerais para enfrentamento do câncer e doenças raras no Estado. A porcentagem restante será usada pela secretaria, nas ações determinadas pela pasta, sendo proibida a utilização dos valores para pagamento de funcionários.

wellingtonmoura@al.sp.gov.br

alesp