Seminário aborda atividade esportiva para mulheres e idosos


13/04/2016 18:30 | Da Redação Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

Professor Antonio Carlos Simões <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188186.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na manhã desta quarta-feira, 13/4 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188188.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Carolina Ozawa  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188189.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Érica Verderi, coordenadora técnica da pós-graduação na UniFMU em Terceira Idade, aborda a arte de envelhecer saudável<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188190.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"A mulher em busca de seus limites no esporte" foi o tema da palestra de Antonio Carlos Simões, que abriu nesta quarta-feira (13/4), no auditório Franco Montoro, a terceira jornada do 6.º Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde.

Professor titular da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), além de coordenador e pesquisador do Laboratório de Psicossociologia do Esporte da Escola, Simões reconheceu que os limites femininos de fato existem, físicos, biológicos, mas advertiu que não se justificam os estereótipos sexistas, que ainda abundam no mundo do esporte.

Em seguida, a coordenadora técnica da pós-graduação na UniFMU em Terceira Idade, Érica Verderi, discorreu sobre a arte de envelhecer saudável. Criadora do método PEP (Programa de Educação Postural) e autora de livros sobre idosos, sua conferência foi intitulada "O corpo não tem idade - envelhecendo com saúde", pois não se pode confundir a idade cronológica com a idade biológica.

Para Verderi, envelhecer bem significa responder positivamente às cinco dimensões do bem-estar humano: "a cognitiva, a motora, a social, a afetiva e a espiritual". Foi com isso em mente, assegurou ela, que criou em 2008, em Sorocaba, o CCI - Centro de Convivência do Idoso.

Promovido pela Mesa Diretora e pela Comissão de Assuntos Desportivos, o evento, que teve início na manhã de segunda-feira (11/4), reúne secretários municipais de esporte, professores e alunos de educação física, médicos desportivos, fisioterapeutas, agentes comunitários de saúde, gestores de esporte, personal trainings e desportistas em geral.

O seminário oferece conhecimentos inovadores, voltados diretamente para a elaboração de políticas públicas e capacitação de profissionais formadores de opinião, auxiliando-os nos respectivos setores de atuação.

alesp