Encerramento de seminário traz palestras sobre alimentação adequada e fronteiras da genética

Especialista defende uso de suplementos alimentares
14/04/2016 17:12 | Da Redação Fotos: Marco Antonio Marcolino

Compartilhar:

Rogério de Almeida Freitas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188214.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Viola<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188215.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O último dia da sexta edição do Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde trouxe à Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 14/4, palestras que trataram de aspectos díspares: a alimentação saudável e novos rumos de evolução da espécie humana. O evento, aberto em 11/4, é uma realização da Mesa Diretora e da Comissão de Assuntos Desportivos, por iniciativa do deputado Enio Tatto (PT)

Em sua palestra "Suplementação ou complementação é uma necessidade?", o fisiologista e psicanalista Fernando Viola observou que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a grande maioria das pessoas no planeta não atinge o índice de IDR (ingestão diária recomendada) necessário, no consumo de frutas, legumes e verduras.

Para isso, a uma alimentação inadequada soma-se a perda de nutrientes dos alimentos, provocada por fatores como uso de agrotóxicos, logística de transportes, manipulação e novidades industriais (uso de sódio para conservação, por exemplo). Daí a importância de complementos e suplementos alimentares.

Viola destacou que a complementação faz parte da dieta do indivíduo, para que ele atinja o IDR recomendado. Já a suplementação é necessária quando a pessoa precisa ir além, em casos de ausência de nutrientes, maior gasto calórico, estresse, entre outros. A vitamina C ajuda a combater os malefícios da poluição no organismo, ele exemplificou.

O papel das vitaminas - de preferência as naturais orgânicas aos suplementos sintéticos - na prevenção de doenças e como impulsionadoras da alegria de viver foi exemplificado pelo fisiologista na descrição de vários tipos, entre as quais a B1, C, E e ômega 3.

Já o escritor Rogério de Almeida Freitas adiantou que, na abordagem do tema "Fronteiras da genética no esporte e na saúde e as perspectivas da vida planetária", pretendia fazer uma palestra "provocativa".

Citando o biólogo Edward Wilson, para quem "o homo sapiens está para dispensar a seleção natural", Freitas disse que o ser humano já começou a passar pelo processo de especiação (novas gerações vão se modificando até o surgimento de novas espécies). "O avanço tecnológico em curso vai interferir no modo como o ser humano tem evoluído", avaliou.

alesp