Audiência pública discute os diversos usos da represa Billings

Especialistas debaterão sobre o uso das águas para abastecimento e a questão do esgoto, entre outros temas
25/04/2016 16:27 | Da Redação

Compartilhar:

...............<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188537.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira, 26/4, a partir das 10 horas, a Assembleia Legislativa promove audiência pública para discutir os múltiplos usos da água da represa Billings. A realização do evento foi aprovada na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por requerimento dos deputados Ana do Carmo e Luiz Turco (ambos do PT).

A represa Billings tem estreita ligação com o Parque Estadual da Serra do Mar, unidade de conservação sob gestão da Fundação Florestal e o encontro visa debater, entre outros, aspectos relacionados com o abastecimento público em situação de crise hídrica, a ampliação da reversão do braço do Taquacetuba para a represa Guarapiranga e do braço do rio Pequeno para o braço do rio Grande e represa Taiaçupeba, ambas utilizando água do corpo central da represa Billings; a diluição de esgotos trazidos pela reversão do canal do Pinheiros e originados na própria bacia; a geração de energia na usina Henry Borden, com diversas propostas de ampliação da utilização de sua capacidade instalada; e o controle de cheias na porção metropolitana da bacia do rio Tietê.

Diversos especialistas foram convidados para debater o tema: o secretário-adjunto da Secretaria estadual de Energia, o arquiteto e professor Ricardo Toledo Silva; o professor e arquiteto Renato Tagnin; e o engenheiro e professor Sadalla Domingos, bem como representantes de entidades ligadas à área ambiental, também deverão estar no evento.

A Billings, apesar da capacidade para abrigar 995 milhões de metros cúbicos de água, nunca teve como função prioritária o abastecimento da população, e sim a produção de energia elétrica. Tanto essa represa quanto a Guarapiranga são poluídas, há anos, por esgotos. Foram feitas várias ações, financiamentos e recursos para minora o problema sério da qualidade de água, não obstante, pouco ou nenhum resultado obtido até agora.

alesp