Ato solene relembra genocídio armênio


27/04/2016 16:41 | Da assessoria do deputado Celso Giglio

Compartilhar:

Giglio em ato solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188630.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Celso Giglio (PSDB) presidiu, na noite de 25/4, na Assembleia Legislativa, ato solene de homenagem à memória das vítimas armênias do massacre de 1915 perpetrado pelos turcos otomanos.

Na mesa do evento, o parlamentar teve a seu lado o padre Boghos Baronian, da Igreja Apostólica Armênia São João Batista, de Osasco, Gabriel Gudjenian e Carlos Rodrigo Kamalakian, representando o presidente da comunidade armênia de Osasco, Ronaldo Vasilian.

Em seu pronunciamento, Giglio fez um detalhado relato do episódio que ficou conhecido como o Genocídio Armênio, "uma ação de intolerância religiosa e política que passou para a história como um dos maiores massacres já registrados entre povos".

Giglio lamentou o fato de o Brasil estar ao lado daqueles países que ainda não reconheceram oficialmente o acontecimento, que completa 101 anos. "Tão sofrível quanto a ação violenta que retirou dos armênios suas propriedades, seus bens, sua liberdade, sua família e, principalmente, a vida de muitos irmãos, é a falta de reconhecimento do gigantesco crime cometido pelos turcos otomanos naquele abril de 1915", enfatizou o parlamentar.

O deputado lembrou que o Estado de São Paulo já reconheceu oficialmente o Genocídio Armênio com a Lei 15.813, de 2015, que instituiu o Dia do Reconhecimento e Lembrança às Vítimas do Genocídio Armênio.

cgiglio@al.sp.gov.br

alesp