Debate sobre saúde preventiva em Araraquara


29/04/2016 16:41 | Da assessoria do deputado Chico Sardelli

Compartilhar:

Sardelli (em pé) participa de reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188724.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Chico Sardelli (PV) coordenou, no dia 28/4, reunião da Frente Parlamentar pelo Fortalecimento do Trabalho Rural e Sustentabilidade, realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araraquara. O evento teve como tema a aplicação da saúde preventiva como política pública de sustentabilidade.

Também participaram da mesa de discussões o presidente do sindicato, Élio Neves, o vice-prefeito de Américo Brasiliense, Sérgio Belinelli, o vereador Renato Luís Rateiro, de Motuca, e Elimara Sallum, consultora da União da Indústria da Cana-de-Açúcar.

Sardelli citou que faltam no Brasil políticas públicas de prevenção, que envolvam, por exemplo, a prática de esportes, o combate à poluição e o uso de alimentos de fontes naturais, sem contaminação por produtos químicos. "A maior demanda da população está na área da saúde. São tratadas doenças e sintomas mas pouco se investe na medicina preventiva", declarou.

Sardelli ressaltou que a relação entre sustentabilidade e a formulação de políticas públicas em saúde ainda é muito frágil no país e que precisa ser mais discutida em todas as esferas da sociedade. "Com vontade política, é possível viabilizar ações governamentais focadas nos princípios da sustentabilidade".

Sardelli comentou ainda que o Brasil possui inúmeras vantagens e oportunidades para o desenvolvimento da saúde preventiva mas praticamente não dispõe de estatísticas que expliquem o mercado, o consumo e os costumes de uso de medicina natural.

chicosardelli@al.sp.gov.br

alesp