Audiência pública discute a regulamentação e segurança dos profissionais de estética


29/04/2016 20:45 | Da Redação: Larissa Leão Fotos: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

 Elisabeth Mariano, diretora do Espaço Mulher <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188748.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sandra Lúcia Bovo, presidente da Febrape (Federação Brasileira dos Profissionais Esteticistas) e da Asetensp (Associação das Esteticistas Técnicas e de Nível Superior do Estado de São Paulo)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188749.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi, autor do PL 763/11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188750.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Regulamentação e segurança dos profissionais de estética em debate na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188751.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública debate a regulamentação e segurança dos profissionais de estética <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188752.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Audiência pública realizada nesta sexta-feira, 29/4, na Assembleia Legislativa, teve como tema a segurança relacionada à profissão das esteticistas. Durante a reunião, discutiu-se a importância da regulamentação do PL 763/11, de autoria do deputado Carlos Giannazi (PSOL), que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Técnico e Tecnólogo em Estética no Estado.

O PL já teve parecer favorável nas comissões temáticas e agora aguarda votação em plenário. De acordo com Giannazi, todos ganham com a regulamentação, tanto o profissional como o consumidor. "Vamos garantir mais segurança, mais higiene e sobre tudo mais saúde", frisou o parlamentar. Por isso, ele ressalta, o projeto tem como objetivo reconhecer esses profissionais, oferecendo direitos trabalhistas, espaço e garantias.

Entre os convidados, estiveram Elisabeth Mariano, diretora do Espaço Mulher, e Sandra Lúcia Bovo, presidente da Febrape (Federação Brasileira dos Profissionais Esteticistas) e da Asetensp (Associação das Esteticistas Técnicas e de Nível Superior do Estado de São Paulo). Elas abordaram também a regulamentação e segurança das mulheres empresárias e profissionais liberais.

A propósito, o detetive Edson Frazão, presente à reunião, ressaltou que as mulheres são as principais vítimas de assalto e abuso. As esteticistas, por trabalharem sozinhas em suas cabines, estão mais vulneráveis a delitos. Desse modo, ele prescreveu regras básicas de segurança no cotidiano dessas mulheres, como a atenção constante e equipamentos para monitoramento eletrônico, como sistema de filmagens por meio de câmeras, bem como a contratação de pessoas especializadas na anti-espionagem.

Também participaram da audiência a psicóloga Adriana Silveira Simões e a multiterapeuta Lou de Olivier, que palestraram sobre segurança para o livre exercício das profissões.

alesp