Jurista Damásio de Jesus participa do programa Discussão Nacional


29/04/2016 21:09 | Da Redação: Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Jurista Damásio de Jesus e Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188768.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jurista Damásio de Jesus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188769.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Damásio de Jesus é entrevistado por Fernando Capez no programa Discussão Nacional <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188770.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Damásio de Jesus e Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188771.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Damásio de Jesus é entrevistado por Fernando Capez na TV Assembleia SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188773.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O jurista e professor Damásio de Jesus participou nesta sexta-feira, 29/4, do programa Discussão Nacional da TV Assembleia, apresentado pelo presidente Fernando Capez. Logo no início da entrevista, Capez pediu a Damásio que contasse sobre sua infância, no interior de Marília. Sua coragem e determinação que o levaram a se formar em direito, se especializar como penalista, e a fundar o curso preparatório que se transformou no Complexo Jurídico Damásio de Jesus, além de escrever mais de 20 livros.

Capez lembrou que Damásio de Jesus "é um dos maiores nomes do Direito Penal há mais de 40 anos", e foi pioneiro não só do curso preparatório responsável pela formação de juízes e promotores de todo o país, mas da teoria da culpabilidade, segundo a qual o crime é um fato típico e antijurídico, mas não é culpável, como preconizavam os autores que o antecederam. Para o jurista, a culpabilidade é atributo do autor da conduta, não do crime em si.

Humildade e força de vontade

"De onde vem a coragem para tanto? Diziam que você é louco por adotar essa teoria. A ideia da culpabilidade já vem de 200 ou 300 anos", disse Capez, complementando que a mudança proposta por Damásio em 1976, hoje já é aceita em centros internacionais de direito.

Damásio disse não saber de onde extrai a força, a vontade de superar tudo, suplantar obstáculos. Mas é obrigado a se comportar no "médio", ou seja, com a calma e educação do pai, sempre falando baixo, e a energia da mãe disciplinadora. "Acredito que seja a humildade do meu pai e a força de vontade da minha mãe", confirmou ao lembrar que ele próprio chegou a se perguntar: "de onde vem a vontade que me fez representar o Brasil em um encontro internacional de direito penal, falando em inglês e eles entendendo, o que é mais importante?"

Questionado por Capez, Damásio contou brevemente sobre sua infância pobre, no bairro Buracão, quando seus pais levavam a vida catando algodão. E como sua mãe, certo dia, informou a seu pai que "nosso filho não vai ter a vida que temos". E como se formou em direito, em Bauru, e se tornou promotor público e uma das maiores referências em direito penal no país.

Essa entrevista poderá ser assistida na íntegra na próxima terça-feira, 3/5, às 9h, com reprise às 21 h. Após a entrevista, Damásio de Jesus foi homenageado em sessão solene.

alesp