Fábrica de Cultura é denominada Heleny Telles Ferreira Guariba


02/05/2016 12:51 | Da assessoria do deputado Mauro Bragato

Compartilhar:


O governador Geraldo Alckmin, promulgou a Lei 16.211/16, que denomina Heleny Telles Ferreira Guariba a Fábrica de Cultura Jaçanã, em São Paulo. O deputado Mauro Bragato (PSDB) é o autor do PL que presta a homenagem à professora universitária e produtora cultural.

Heleny participou da luta contra a ditadura militar e desapareceu em 1971, aos 30 anos de idade. Estudou na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) e dirigiu o Grupo de Teatro da Cidade, na cidade de Santo André.

Nos anos de 1965 e 1967, Heleny estudou teatro na França e na Alemanha. No seu retorno, lecionou dramaturgia no Teatro de Arena. Em 1969, começou a militância na Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Foi presa em Poços de Caldas (MG) no início de 1970, sofreu torturas na Operação Bandeirante (Oban) e no Departamento de Ordem Política e Social (Dops).

No PL, Bragato ressalta como justa homenagem denominar a Fábrica de Cultura como Heleny Telles Ferreira Guariba.

A Fábrica oferece a crianças e jovens da região cursos de iniciação em teatro, música, dança, artes plásticas, entre diversas manifestações artísticas. Abriga acervo de livros e DVDs, computadores com acesso à internet, além de promover atividades de difusão cultural.

mbragato@al.sp.gov.br

alesp