Encontro para a discussão sobre o diabetes no ILP


03/05/2016 21:05 | Do ILP: Tainá Freitas

Compartilhar:


Nós precisamos falar sobre o diabetes. Falar o quanto esta doença está cada vez mais presente na vida dos brasileiros e o quão perigosa pode ser. O diabetes frequentemente é causa de doenças renais, problemas e até amputações nos pés e membros inferiores e cegueira. Por isso, as pessoas com diabetes devem fazer o possível para controlá-la, e esta é uma batalha que deve ser travada todos os dias. É possível viver bem com diabetes " e a informação e a capacitação são armas poderosas nessa batalha.

Por isso, o Instituto do Legislativo Paulista e o deputado Gil Lancaster (DEM) uniram-se para a realização do II Encontro Nacional de Jovens Adultos com Diabetes, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de maio. No primeiro dia, o evento será na sala de aula do ILP, das 13h às 19h. No dia 5/5, a partir das 9h, haverá a audiência A realidade do tratamento do diabetes no Brasil e sua judicialização no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. No mesmo dia, o evento terá seguimento na sala de aula do ILP. O último dia do evento será no dia 6, na sala de aula do ILP, das 9h15 às 16h30.

O II Encontro Nacional de Jovens Adultos com Diabetes será uma capacitação de jovens e adultos em prol dos direitos de pessoas com diabetes. Haverá o incentivo à promoção de iniciativas e medidas a serem propostas para o governo, de modo a facilitar e assegurar os direitos dos cidadãos que convivem com essa doença crônica. Será possível o compartilhamento de experiências realizadas nos municípios, além da discussão sobre o cenário do diabetes no país.

No Brasil, 6,9% da população convive com um mal que vem crescendo a cada dia: o diabetes. Atualmente, isto representa mais de 13 milhões de pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 1980, havia cerca de 108 milhões de casos no mundo. Em 2014, esse número praticamente quadruplicou: 422 milhões de pessoas passaram a ser afetadas pela doença. O diabetes é uma doença crônica na qual o organismo não fabrica insulina, hormônio necessário para o controle de glicose (carboidrato que é transformado em energia), gerando a hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue). Para controlar o diabetes, é necessária a administração de insulina por meio de seringas específicas. Ainda segundo o órgão de saúde, o excesso de açúcar no sangue está relacionado 3,7 milhões de mortes por ano.

As inscrições poderão ser feitas na página do ILP no portal da Alesp: http://www.al.sp.gov.br/ilp/. Inscreva-se!

alesp