Homenagem ao 42º aniversário da Revolução dos Cravos


03/05/2016 16:58 | Da Redação*

Compartilhar:

 Mesa de Trabalho do Ato, Deputado Zico e Almirante Manoel Martins Guerreiro e Deputado Zico Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg188868.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Zico Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg188871.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Assembleia presta homenagem ao 42º aniversário da Revolução dos Cravos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg188869.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Manuel Martins, Zico Prado, Antônio Do Santos e  Idelfonso Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg188870.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

José Zico Prado (PT) presidiu nesta segunda-feira, 2/5, no auditório Franco Montoro, ato solene em homenagem ao 42º Aniversário da Revolução dos Cravos, ocorrida em 25 de abril de 1974, em Portugal. O movimento, liderado por jovens militares, pôs fim a uma das mais longas ditaduras da Europa, o regime de Salazar.

Presente ao evento, o capitão de Abril, almirante Manoel Martins Guerreiro, dirigente da Revolução, fez um relato minucioso do movimento e do que a Revolução dos Cravos representa para o povo português. "O dia 25 de abril fez história em Portugal, que fez história no mundo ao garantir aos portugueses liberdade, democracia, cidadania e dignidade", afirmou. Ao comparar o momento vivido em 1974 com os dias atuais, Martins Guerreiro ressaltou que "hoje a guerra não é conduzida por territórios, mas por um neoliberalismo inimigo do bem comum, que busca controlar o poder político desmantelando o Estado".

O deputado Zico saudou os presentes e ressaltou a importância dos valores de cidadania, liberdade e democracia representadas pela Revolução dos Cravos. "O povo brasileiro sempre teve sede de liberdade e democracia. Não tivemos aqui os militares de Portugal, mas tivemos aqui o povo, que foi para as ruas exigir democracia".

Zico lembrou o momento político vivido no Brasil, com a possibilidade de afastamento de uma presidenta eleita pelo voto democrático. "Elegemos a democracia como forma de vida e não podemos deixar que se interrompa um projeto que custou tantas vidas. É chegado o momento de estarmos todos os dias de nossas vidas nas ruas, vamos para as ruas. Não vai ter golpe", finalizou.

Compuseram a mesa do ato solene o deputado Zico Prado, o almirante Manoel Martins Guerreiro, capitão de Abril da Revolução, Antonio Ramos, presidente da Casa de Portugal de São Paulo e Ildefonso Garcia, presidente do Centro Cultural 25 de abril.

Mesa de trabalhos do ato solene

* Com a colaboração da assessoria do deputado José Zico Prado

alesp