Mauá está sem serviço de hemodiálise desde 2013


04/05/2016 17:27 | Da assessoria do Deputado Atila Jacomussi

Compartilhar:

Atila Jacomussi e Ricardo Burdellis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg188922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Atila Jacomussi (PSB) recebeu, no dia 3/5, o médico Ricardo Burdellis, da Centro de Tratamento em Nefrologia (CTN), para discutir a retomada do serviço de hemodiálise em Mauá. O sistema público de saúde da cidade, que atendia também a Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, está sem o serviço de hemodiálise desde 2013.

O parlamentar reúne informações técnicas para solicitar à Secretaria de Saúde do Estado abertura de chamamento público para cadastramento no SUS (Sistema Único de Saúde) de empresas que ofereçam atendimentos de hemodiálise. A microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra têm, pelo menos, 200 pacientes do SUS que necessitam do tratamento.

"Não podemos admitir que pacientes dessa microrregião precisem ir a outras cidades e percorrer grandes distância para fazer hemodiálise. Essas pessoas, que já têm a saúde debilitada, sofrem muito com essa locomoção. Essa situação já se arrasta por muito tempo, temos que buscar uma solução urgente", afirmou Jacomussi.

A CTN funciona, atualmente, dentro da Santa Casa de Mauá. No entanto, atende apenas a pacientes particulares e conveniados. A clínica reúne condições para disputar o cadastramento no SUS e passar a atender pacientes da microrregião. "Estamos reforçando nossos argumentos para que o Estado nos ajude a solucionar esse grave problema", reforçou Átila.

atilajacomussi@al.sp.gov.br

alesp