Deputados da oposição falam com a imprensa


04/05/2016 19:58 | Da Redação

Compartilhar:

Parlamentares da oposição concedem entrevista coletiva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg188946.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados José Zico Prado, líder do PT, Luiz Fernando Teixeira (PT) e Carlos Giannazi, líder do PSOL, conversaram com jornalistas de vários órgãos de imprensa. Os parlamentares da oposição refutaram insinuações de que teriam insuflado ou facilitado a ocupação do plenário Juscelino Kubitschek pelos estudantes.

Luis Fernando Teixeira disse que o fato é inédito e que a Casa está sem saber o que fazer. "A ocupação foi planejada pelo movimento estudantil. As bancadas do PT, do PSOL e do PCdoB precisam agora proteger esses estudantes, pois são crianças e jovens."

"Estamos preocupados porque a chamada Bancada da Bala está pressionando o presidente da Casa a adotar medidas enérgicas para a evacuação", acrescentou Giannazi, que sinalizou que a reintegração de posse, se ocorrer, deve ser supervisionada pelo Conselho Tutelar, pelo Ministério Público, por um juiz e pela OAB, bem como pela totalidade das bancadas dos três partidos.

José Zico Prado disse que o objetivo da bancada do PT foi convencer o presidente da Casa, Fernando Capez, de que a questão precisa ser tratada com democracia e discussão. "Não é matando os meninos de fome ou de sede que vamos resolver o problema da Assembleia. O problema será resolvido com política, com projeto e propostas. E eles têm uma proposta muito clara: a instalação da CPI da Merenda. E nós temos defendido isso também."

Mesmo ponderando que o governo tem a maioria na Assembleia e que, portanto, teria o controle sobre uma eventual CPI, o deputado Giannazi considera que a instalação desta seria essencial para tornar públicas denúncias até agora desconhecidas pela opinião pública e poderia ensejar requerimentos para que sejam ouvidos os responsáveis pelas irregularidades apontadas. Para o líder do PSOL, os estudantes estão exigindo da Assembleia providências não só em relação à merenda escolar como também em relação ao corte de verbas e à degradação das escolas do Estado.

alesp