Audiência debate tratamento do diabetes no Brasil e sua judicialização


06/05/2016 18:41 | Da Redação Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Audiência pública debate a realidade do tratamento do diabetes no Brasil e sua judicialização<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189020.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "Há falta de abastecimento de insumos e medicamentos nas UBSs e postos de dispensação em municípios do Brasil inteiro. Os estoques terminam e leva de 3 a 4 meses para o reabastecimento", denunciou Vanessa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na audiência pública  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ILP sediou nesta quinta-feira, 5/5, audiência pública sobre a realidade do tratamento do diabetes no Brasil e sua judicialização. O evento, realizado a pedido do deputado Gil Lancaster (DEM), foi aberto com palestra sobre insulina análoga, apresentada pela endocrinologista Karla Melo, representante da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Stela Pedreira, da Secretaria de Estado da Saúde, abordou a judicialização da doença, e Ione Taiar Fucs, da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), abordou os processos de judicialização e o cenário do tratamento de diabetes no sistema público de saúde, onde frequentemente há falta de insumos e medicamentos.

De acordo com Vanessa Pirolo, coordenadora do Programa Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes da ADJ, há 14,3 milhões de brasileiros portadores de diabetes. "Há falta de abastecimento de insumos e medicamentos nas UBSs e postos de dispensação em municípios do Brasil inteiro. Os estoques levam de 3 a 4 meses para serem reabastecidos", disse Vanessa.

Também realizaram debate sobre o tema o defensor público Rafael Gandara D"Amico e o assessor jurídico da Assembleia Legislativa Fábio Siqueira Dias.

alesp