Ciclo de audiências públicas para debater Orçamento estadual 2017 começa nesta sexta-feira

Audiências Públicas Orçamento 2017 - Mogi das Cruzes
13/05/2016 14:00 | Da Redação Marisa Mello

Compartilhar:

Clique na foto e acesse o calendário das Audiências Públicas do Orçamento 2017 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189144.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta sexta-feira, 13/5, tem início o ciclo de debates sobre o Orçamento estadual 2017, promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), presidida pelo deputado Mauro Bragato (PSDB). A atividade da comissão consiste em percorrer 21 cidades das regiões metropolitanas, administrativas e aglomerações urbanas do Estado de São Paulo, para promover reuniões com a sociedade civil e autoridades locais, de forma a ouvir sugestões de emendas à peça orçamentária.

Anualmente a CFOP realiza as audiências públicas, conforme prevê dispositivo constitucional, para aprimorar o parecer elaborado pelo relator da CFOP, incorporando ao texto da proposta as reivindicações feitas nas audiências públicas.

Tendo em vista que o texto original do projeto estabelece investimentos por áreas, as audiências são o foro para colher as demandas locais, o que permite a aplicação dos recursos públicos de forma mais regionalizada.

A primeira audiência pública acontece às 19h, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, para tratar das demandas das sub-regiões do Alto Tietê.

A região do Alto Tietê é composta por dez municípios: Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Biritiba Mirim, Salesópolis, Santa Isabel e Guararema. Todos estes e mais o de Guarulhos compõem o Consórcio do Alto Tietê.

Na audiência realizada no ano passado, moradores da região, reunidos na Câmara de Mogi, definiram como uma das reivindicações principais a transferência do Ceagesp da Capital para Suzano.

A mobilidade urbana também foi lembrada, mediante sugestões como duplicação da rodovia Mogi-Dutra, asfaltamento da estrada da Volta Fria (importante ligação entre a Mogi-Dutra e a Mogi-Bertioga), e a interligação entre a alça do rodoanel que passará em Suzano até a avenida Aricanduva (na capital) e outra ligação até o porto de Santos (via Piaçaguera).

alesp