Autoridades e especialistas debatem situação do ensino em área rural

Intenção é incluir metas sobre o tema no Plano Estadual de Educação
13/05/2016 19:24 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro

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Bia Pardi e Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189302.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da subcomissão de Educação do Campo da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189303.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Primeira reunião da subcomissão de Educação do Campo da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189304.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião debate a realidade da vida escolar de crianças que vivem em assentamentos e em áreas mais afastadas das cidades e estabelecer uma agenda de trabalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189305.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A subcomissão de Educação do Campo realizou, na manhã de quinta-feira, 12/5, reunião para debater a realidade da vida escolar de crianças que vivem em assentamentos e em áreas mais afastadas das cidades e estabelecer uma agenda de trabalho.

Sob a coordenação da deputada Márcia Lia (PT), e com a participação de Bia Pardi, da liderança do PT, os participantes debateram sobre perspectivas e angústias da educação no campo, foram levantados problemas como o longo trajeto percorrido pelos estudantes, em transporte muitas vezes inadequado, o preconceito sofrido pelos alunos, a falta de informação e a ausência de aulas sobre a cultura e tradição das populações locais.

Cilene Obici, Cilene Obici, da Apeoesp de Andradina, alertou para "o olhar" que a Secretaria de Educação deve ter para as especificidades das regiões. "O currículo escolar é o mesmo em todo o Estado. A cultura, a tradição e a realidade das crianças, como o cultivo da horta, não são considerados", relatou.

Também participaram da reunião, Renato Ubirajara e Humberto Silva, do Núcleo de Inclusão Educacional da Secretaria Estadual de Educação; Marcelo Martioli, do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp); Reinaldo Prates, delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); ; Maria Tite Rubio, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) do Vale do Ribeira; Maria Aparecida Silva, do Movimento dos Sem Terra (MST) e Silvânia de Oliveira Silva, da Plenária do Território Central da Noroeste Paulista (Tracenopa).

Para Marcia Lia, seria necessária uma reconstrução da realidade da educação do campo. "Muito foi desconstruído em relação à educação do campo. Em 2002, havia mais de 107.432 escolas rurais e em 2009, o número caiu para 83 mil", revelou a parlamentar.

Metas estabelecidas

A subcomissão vai participar de uma reunião na Secretaria estadual de Educação no próximo dia 9/6. Segundo Márcia Lia, "a secretaria já vem construindo a possibilidade de diálogo com toda a rede estadual de educação sobre o que é, de fato, educação do campo. Há diferença entre educação do campo e no campo".

Uma audiência pública será realizada na Assembleia, através da Comissão de Educação, para divulgação e debate sobre educação do campo, e será agendada uma reunião com o secretário estadual da educação, José Nalini, com a participação da Apeoesp, para a construção de uma agenda coletiva.

"Queremos diálogo sobre a perspectiva de inclusão de alguma meta em relação à educação do campo no Plano Estadual de Educação. Precisamos fazer essa discussão e nós, da Comissão de Educação, estamos dispostos a construir este debate junto com a Secretaria Estadual de Educação", finalizou Márcia Lia.

alesp