Dia do Policial Militar Feminino é comemorado em sessão solene na Assembleia

Parlamentares defenderam passagem à inatividade aos 25 anos para as militares
13/05/2016 19:36 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Alda Marco Antonio, Coronel Telhada, Coronel Camilo,  Fernando Capez, e Ricardo Gambaroni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189307.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alda Marco Antônio, Delegado Olim, Coronel Telhada, Coronel Camilo e Major Olímpio Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189308.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene comemora o Dia do Policial Militar Feminino  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189309.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Jk da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189310.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Andrea Matarazzo, Coronel Telhada, Coronel Camilo, Fernando Capez, Ricardo Gambaroni e Major Olimpio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189311.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Assembleia Legislativa Fernando Capez e autoridades <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189312.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Instituído pela Lei 11.249/2002, o Dia do Policial Militar Feminino foi comemorado nesta sexta-feira, 13/5, em sessão solene proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, e pelo deputado Coronel Camilo (PSD).

"Todas as funções são nobres, mas na carreira militar a pessoa é preparada para o mais nobre dos sacrifícios: o da própria vida. E só neste ano tivemos 29 policiais mortos vítimas da violência insana", afirmou Capez, ao homenagear as integrantes da Polícia Militar.

O deputado Coronel Camilo, por sua vez, destacou que as mais de 10 mil PMs que atualmente fazem parte da corporação "passam por um trainemento exaustivo e apresentam uma admirável entrega ao trabalho". Ele agradeceu a esse contingente pelo "grande trabalho para a nossa sociedade no trato com as pessoas fragilizadas".

Admitindo a conquista de espaço das mulheres na PM, Camilo observou que reivindicações como a passagem para a inatividade das policiais após 25 anos de serviço ainda aguardam sua implantação.

A essa reivindicação fez coro o deputado federal Major Olímpio Gomes (SD/SP), que desejou às mulheres da PM "que tenham muito orgulho de envergar esse uniforme". Olímpio cobrou atenção para a tramitação, em Brasília, do PLP 257, que, segundo ele, congela salários e promoções e aumenta a contribuição previdenciária dos servidores públicos, afetando, portanto, também os PMs. "Quanto mais conturbado o quadro social, econômico e político, mais a sociedade espera de suas polícias", ele avaliou.

A passagem para a inatividade aos 25 anos foi apoiada ainda pelo deputado Coronel Telhada (PSDB), que também ressaltou "o momento social de muita agitação, com muita gente fomentando a desunião. Nós, PMs, somos o último esteio de São Paulo e devemos permanecer leais a nossos comandantes e à legalidade". Ele conclamou as PMs a que "não desanimem".

Em sua homenagem às PMs femininas, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ricardo Gambaroni, lembrou que há espaços a serem ocupados pelas mulheres na corporação, como o próprio comando-geral e as equipes da Rota. "Mas a PM é uma instituição em que homens e mulheres estão lado a lado, em direitos e deveres", concluiu.

Simbolizando todo o contingente feminino, foram homenageadas a soldado Andréa da Silveira Dias, a cabo Vânia Rodrigues de Oliveira, a cabo Márcia Aparecida Romão, a tenente médica Luciana Maria Fernandes Guerra, a coronel Maria Aparecida de Carvalho Yamamoto, a coronel Fátima Ramos Dutra e a coronel Vitória Brasília de Souza Lima.

Em nome das sete policiais militares homenageadas, a coronel Vitória lembrou sua trajetória e os percalços vencidos na criação de um corpo policial feminino. Hoje, ela afirmou, "na PM não há discriminação". E ela observou às jovens policiais: "O trabalho de vocês é a continuação da nossa história".

Também participaram da cerimônia, entre outras autoridades, a ex-vice-prefeita Alda Marco Antônio, o vereador paulistano Andrea Matarazzo e o ex-deputado estadual Cabo Wilson, que, quando no exercício do mandato, foi o autor do projeto que resultou na instituição do Dia do Policial Militar Feminino.

alesp