Assembleia comemora o Dia do Enfermeiro


13/05/2016 19:15 | Da Redação - Foto: Vera Massaro

Compartilhar:

Evento promoveu outorga do Prêmio Anna Nery <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189320.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Dia do Enfermeiro e a 11ª Outorga do Prêmio Anna Nery são comemorados na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189321.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento lembrou roupa usada antigamente por enfermeiras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quinta-feira, 12/5, a Assembleia Legislativa comemorou o Dia do Enfermeiro e a 11ª Outorga do Prêmio Anna Nery, destinada a enfermeiras e enfermeiros que se destacaram em seu trabalho no ano de 2015. Iniciativa do deputado Marcos Martins (PT), que compôs a mesa e parabenizou os participantes, além de alertar esses profissionais da saúde para o risco que alguns produtos oferecem não só para a categoria, como também para toda a população. Produtos como o amianto e o mercúrio, que já tiveram o seu uso combatido pelo deputado por meio de projetos que se tornaram leis. Marcos Martins também acolheu a campanha que criou o Dia Mundial da Fibromialgia e convidou os enfermeiros a se engajarem nessa luta. O deputado aproveitou a oportunidade para alertar a categoria para "o que vem por aí", referindo-se ao afastamento da presidente.

Também participaram do ato público a presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Solange Aparecida Caetano; o representante da Central Única dos Trabalhadores, Carlos Murilo; Berenice Garces, que falou em nome do Coren-SP; e a professora Ariadne da Silva Fonseca, entre outros representantes da categoria que se sucederam na tribuna para fazer referência à data e parabenizar a presidente da federação pela outorga do prêmio que leva o nome de Anna Nery, enfermeira que saiu do interior da Bahia, onde nasceu e de onde nunca havia saído, para servir como voluntária de enfermagem na Guerra do Paraguai. Começou seu trabalho no hospital de Corrientes, mas assistiu feridos também em Salto, Humaitá, Curupaiti e Assunção. De volta ao Brasil, depois de perder um filho e um sobrinho na guerra, recebeu várias homenagens e foi condecorada com a medalha de prata humanitária. Anna recebeu, ainda, do imperador, uma pensão vitalícia com a qual educou quatro órfãos que recolheu no Paraguai.

Além dos dados apresentados sobre a carreira de enfermeiro pela mestre de cerimônias, como a existência de 120 mil profissionais só no Estado de São Paulo "e o número vem crescendo", houve também a cobrança de uma demanda da categoria, que é a mudança da carga horária semanal que passaria de 36 para 30 horas semanais.

Durante a solenidade, foram apresentados vários uniformes usados por enfermeiras ao longo do tempo, incluindo um que foi usado durante a guerra. Também foi anunciado para breve o lançamento de uma revista sobre o mundo do trabalho dos enfermeiros, que será um órgão de divulgação científica, e será editado em três línguas: português, inglês e espanhol.

alesp