Operadora explica proposta de franquia de dados


16/05/2016 15:54 | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:

Em documento, operadora mostra números do setor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2016/fg189353.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Marcos Damasio (PR), contrário à tentativa de implantar a franquia de dados para internet fixa, foi procurado nesta semana por representantes de uma operadora, que apresentaram ao parlamentar argumentos em defesa da medida.

Eles informaram que a proposta é para garantir maior inclusão digital, pois cobra menos de quem consome menos. Além disso, visa a qualidade dos serviços, com uma melhor gestão da rede e oferta de pacotes diferenciados; a competitividade, com empresas oferecendo mais benefícios para fidelizar clientes; e ajuste à demanda, garantindo sustentabilidade dos negócios e investimentos.

O vice-líder da bancada do PR, membro da recém-criada Frente Parlamentar pela Internet Livre e Sem Limites, questionou sobre o possível aumento de preços e o corte do serviço, ao atingir o uso contratado. Os representantes garantiram que os contratos antigos serão respeitados e que a meta não é encarecer os serviços, mas adequá-los à demanda.

Em documento entregue ao republicano, a operadora informa que 90% das residências com banda larga fixa consomem até 100 GB por mês. "Com 100 GB por mês é possível manter três usuários de internet ("heavy users"), utilizar 20 horas de Netflix com alta definição e fazer download de game", descreve o documento. Para Marcos Damasio, toda e qualquer mudança tem de ser ampla e devidamente discutida para que o consumidor tenha os seus direitos assegurados.

marcosdamasio@al.sp.gov.br

alesp